O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o Sistema Interligado Nacional foi restabelecido, às 14:30 horas desta terça-feira (15), restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

No início da tarde, a Pasta divulgou uma nota informando que “houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste”.


Mais cedo, o MME divulgou um comunicado à imprensa afirmando que, por determinação do Ministro Alexandre Silveira, foi criada “uma sala de situação” para monitorar o apagão e apurar as causas do incidente.

Ainda na manhã desta terça-feira (15), uma série de quedas no fornecimento de energia elétrica foi reportada em várias cidades de 25 estados e no Distrito Federal. Somente o estado de Roraima não registrou o problema da falta de energia.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), às 8h31, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões, onde ocorreu pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. Nas regiões Sul e no Sudeste a interrupção foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

RELACIONADAS

+ Apagão nacional nesta terça (15) foi ‘ação controlada’, esclarece ONS

+ Presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, renuncia cargo na empresa

O ministro Alexandre Silveira irá conceder entrevista coletiva à imprensa hoje às 16h30 para detalhar as informações sobre a interrupção de energia ocorrida e o trabalho realizado para o restabelecimento.