A população tocantinense foi surpreendida por um apagão geral na manhã desta terça-feira (15).

Houve relatos da falta de energia em Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso, além de outros municípios do interior do estado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Em Palmas, existem relatos de apagão em escolas, prédios, órgãos públicos e estabelecimentos comerciais, afetando também o transporte da capital.

O pagão causou prejuízo nos comércios e empresas tocantinense.

A falta de energia foi nacional, impactando vários estados da região norte, nordeste do Brasil e alguns estados da região sudeste.

Pelo menos 25 estados e o Distrito Federal foram afetados.

De acordo com a ONS a interrupção ocorreu devido a abertura da interligação norte/sudeste e que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Em nota, a Energisa, afirmou que o apagão no Tocantins já começou a ser restabelecido.

RELACIONADAS

+ Blecaute atinge Manaus e cidades do AM após desligamento do Linhão de Tucuruí

+ Apagão: Roraima fica mais de 2 horas sem fornecimento de energia

O que diz a Energisa

A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil.

Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.

O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.

Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema.

A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte aos hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.

A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa.