O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu ampliar o apoio militar de seu país à Ucrânia nesta segunda-feira (10).

O anúncio ocorreu após vários ataques russos em várias cidades ucranianas. Macron confirmou o envio das armas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, através de uma telefonema.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

+Envie esta notícia no seu Telegram

As cidades ucranianas, inclusive a capital, Kiev, estão sofrendo uma série de ataques que mataram civis e destruíram infraestrutura de energia.

Na sexta-feira (7), Macron disse que a França planeja enviar seis novos caminhões equipados com obuses para a Ucrânia, além dos 18 que já embarcou desde o início da guerra.

RELACIONADAS

+ Rússia responsabiliza ucranianos por explosão em ponte

+ Três pessoas morrem durante explosão de ponte entre Rússia e Crimeia

+ Corpos de civis ucranianos são encontrados no nordeste do país

“O mundo mais uma vez viu a verdadeira face de um estado terrorista que mata nosso povo. Não apenas no campo de batalha, mas também em cidades pacíficas. Um país que esconde sua essência e propósito sangrento e criminoso com conversas sobre paz. Isso prova que a libertação de toda a nossa terra é o único fundamento de paz e segurança”, escreveu Zelenski no twitter.

Macron também anunciou planos de criar um fundo especial no valor de 100 milhões de euros, a princípio para permitir que a Ucrânia compre equipamentos diretamente de empresas francesas.

Macron prometeu nesta segunda-feira manter contato próximo com Zelenski, assim como com outros líderes europeus e do G-7, grupo formado pelas sete maiores economias do mundo.