O Ministério das Comunicações confirmou ao Portal Norte que aguarda agenda do bilionário Elon Musk, para visita ao município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 km de Manaus.
A expectativa é que Musk visite uma aldeia indígena no interior, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar no dia 28 de fevereiro o uso de internet banda larga via satélite da Starlink, empresa dele.
– Envie esta notícia pelo Whatsapp
– Envie esta notícia pelo Telegram
A concessão da licença é válida até 2027. A Starlink é subsidiária da SpaceX, companhia espacial de Elon Musk.
O Ministério das Comunicações deixou claro que ainda não há nenhuma licitação que libere a parceria entre governo federal e a Starlink, para a gratuidade da internet aos indígenas da cidade.
No Brasil, há somente um sistema de internet via satélite nas áreas mais remotas, que é o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
É ele o responsável por disponibilizar internet gratuita e de alta velocidade a 12.586 pontos espalhados por todo o país.
Entre as instituições beneficiadas estão escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, comunidades indígenas, quilombolas, entre outras. É operado e controlado pela administração federal, em uma parceria entre a Telebras e os Ministérios das Comunicações e da Defesa.
_______________________________________
ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS