A jornalista Gabriela Dourado, de 36 anos, recebe muitas críticas de mulheres após ela comentar que não menstrua há mais de uma década. 

Gabriela afirma que a pausa aconteceu em função dos métodos anticoncepcionais que escolheu usar nos últimos tempos, primeiro a pílula, depois o DIU hormonal.

– Envie esta notícia no seu WhatsApp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Residente na cidade de Fortaleza (CE), ela diz que não se arrepende da decisão.

 “Eu não quero sofrer, não quero sentir dor, não quero ter dias do mês em que me sinto mal só para corresponder a essa expectativa machista de que mulher aguenta tudo e calada”, garante.

Ela, que começou a usar pílula aos 21,  tanto para evitar uma gravidez, quanto para reduzir a cólica e a TPM migrou para o DIU há seis anos, por considerar um método mais seguro e prático. 

Entenda a seguir como ocorre a pausa, para quem ela é indicada, os riscos envolvidos e o que muda no corpo após interromper a menstruação.

________________________________________

RELACIONADAS

 ‘Sesc Saúde da Mulher’ segue com atendimentos gratuitos na Zona Norte

 Outubro Rosa: serviços de saúde voltados às mulheres serão intensificados em Manaus

 Outubro Rosa: serviços de saúde voltados às mulheres serão intensificados em Manaus

________________________________________

Gabriela Rezende, membro da comissão nacional de ginecologia endócrina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), explica que o natural é que pessoas do sexo feminino em idade reprodutiva menstruem regularmente, em um intervalo de 24 a 38 dias.

Como interromper a menstruação?

Essa interrupção pode ser feita por meio de medicações com hormônios: pílula anticoncepcional, métodos contraceptivos injetáveis (como a injeção trimestral ou o implante subdérmico) ou por meio de dispositivos intrauterinos (DIU).

Quem pausa a cartela do anticoncepcional menstrua?

A resposta é não.

É perigoso parar de menstruar?

Assim como na administração de outros medicamentos, existem nos contraceptivos hormonais efeitos colaterais que podem ou não se manifestar. 

Parar de menstruar por muito tempo faz mal?

A médica explica que os métodos contraceptivos têm um prazo de duração no organismo e que, quando interrompidos, o corpo volta a funcionar normalmente. 

“O que acontece muitas vezes é que as mulheres começam a tomar a pílula muito cedo. Depois, quando param de tomar, não sabem como o corpo funciona sem o efeito do anticoncepcional”, pondera.

Quem pode parar de menstruar?

Se uma mulher é saudável, não apresenta disfunções menstruais, nem sangramento anormal, mas quer suspender a menstruação mesmo assim, ela pode fazer isso.

Após muitas pesquisas, Gabriela percebeu que o DIU atenderia melhor às suas necessidades.