Após vazamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira, 16, as perguntas formuladas pelas Forças Armadas e respostas elaboradas pela área técnica da corte sobre o processo eletrônico de votação.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

A Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), instalada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em setembro de 2021, tinha decidido que o conteúdo das discussões do grupo seria mantido sob sigilo, até a conclusão dos trabalhos, e posteriormente divulgado.

Por conta do vazamento, o tribunal decidiu divulgar o inteiro teor dos documentos que contêm as perguntas formuladas pelo general Heber Portella e as respostas elaboradas pela área técnica da Corte Eleitoral.

Leia do documento na íntegra clicando aqui.

A decisão de divulgação do material foi tomada em conjunto pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes, levando em conta que as informações prestadas às Forças Armadas a respeito do processo eletrônico de votação são de interesse público e não impactam a segurança cibernética da Justiça Eleitoral. 

O conteúdo divulgado também inclui diversos anexos que complementam as explicações desenvolvidas pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE.

Em uma transmissão ao vivo realizada na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro disse que o  TSE estava evitando responder perguntas feitas pelo Exército que apontariam “vulnerabilidades” nas urnas eletrônicas.

_____________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS