A região do Alto Solimões na tríplice fronteira tem recebido máxima atenção da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) . É que a entidade está recebendo apoio da Fiocruz Amazônia em um projeto que busca identificar o surgimento de novas variantes da Covid-19, como a Andina, também conhecida como ‘ Lambda’, e evitar um novo surto da doença no Estado e no Brasil. 

Segundo o pesquisador da Fiocruz, Felipe Navega, a estratégia é em parceria com a cidade de Letícia na Colômbia, para que consiga identificar no Brasil e também dar apoio para as pessoas que vivem lá sobre a presença da variante que está circulando nesses dois países.  

De acordo com o repórter Alex Costa, as pesquisas começaram logo depois do surgimento da variante Andina, também conhecida como ‘variante Lambda’ na costa Leste do Perú. “Países como Colômbia e Venezuela também já registraram casos da nova variante. E para evitar que ela chegue ao Brasil, um reforço de testes está sendo feito pela Fiocruz”. 

Saiba mais sobre esta pesquisa na matéria do repórter e apresentador Alex Costa.