Dez municípios de Roraima estão em alerta para arboviroses, doenças transmitidas principalmente por mosquitos.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A informação foi divulgada no 4ª Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti, realizado pelas secretarias municipais de saúde no período de 08 a 12 de dezembro.

O município de Caracaraí, ao Sul de Roraima, foi a única cidade do Estado que apresentou alto risco para as arboviroses, com 4,3%.

Enquanto Alto Alegre apresentou (1,2%), Boa Vista (1,3%), Canta (3,7%), Mucajaí (3,2%), Normandia (1,3%), Rorainópolis (2,3%), São João da Baliza (1,2%), São Luiz (2,2%) e Uiramutã (1,1%) encontram-se em alerta para as doenças relacionadas ao mosquito Aedes Aegypti.

Já as cidades de Amajari (0,9%), Bonfim (0,4%), Caroebe (0,4%), Iracema (0,8%) e Pacaraima (0,8%) foram consideradas satisfatórias, de acordo com os índices de infestação predial apresentados, que é menor que 1%.

Arboviroses: 10 municípios de RR estão em alerta para doenças
Agente de endemias eliminando criadouros do mosquito – Foto: PMBV/Divulgação

Entenda como funciona a amostragem para arboviroses

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da densidade populacional do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, por meio do Índice de Infestação Predial (IIP).

Os municípios com menos de 1% de índice de infestação são classificados como satisfatórios.

As cidades que obtém índice entre 1% a 3,9% são consideradas em alerta.

Já as localidades onde o percentual é superior a 3,9% são classificadas como alto risco para ocorrência de surtos ou epidemias por arboviroses.

Arboviroses: 10 municípios de RR estão em alerta para doenças
Agente de endemias eliminando criadouros do mosquito – Foto: PMBV/Divulgação

Casos em Roraima

Segundo o painel de monitoramento da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), atualmente, a dengue é a arbovirose de maior incidência do Estado, tendo 2.985 notificações contabilizadas até o dia 18 de dezembro de 2023.

Deste total, 197 casos foram confirmados, 245 casos estão sob investigação e 2.740 casos foram descartados.

Ainda segundo o painel de monitoramento da CGVS, o Estado contabilizou 499 notificações da doença, sendo 27 casos confirmados e 423 casos descartados; e 275 notificações para o Zika Vírus.

RELACIONADAS

+ Seletivo da saúde: aprovados têm até dia 27 para entregar documentos em RR

+ Pessoas que se declaram pardas são maioria em Roraima