A Arena da Amazônia completa 10 anos de existência neste sábado (9). Inaugurada em 2014, a arena foi palco da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Além da copa, o local também foi palco de outros grandes eventos esportivos. A arena recebeu jogos das Olímpiadas de 2016, da Copa Libertadores Feminina, eliminatórias para a copa, da Copa do Brasil, campeonatos estaduais e jogos de todas as divisões do Brasileirão.
Inaugurada com um custo de R$ 669 milhões, o primeiro jogo disputado foi uma partida da Copa Verde. A partida, válida pelas quartas de final, entre Nacional e Remo terminou empatada em 2 a 2. Mais de 20 mil torcedores estiveram presentes.
Curiosidades de uma década da Arena
Ao longo de uma década de existência, a Arena da Amazônia já foi palco de centenas de jogos de diversas divisões e recebeu jogadores de vários países.
O maior público registrado na Arena é de uma partida de um time amazonense. Na partida de volta final da Série D de 2019, 44.896 torcedores viram o empate entre Manaus e Brusque em 2 a 2 no tempo normal, com o Brusque vencendo a partida nos pênaltis.
O atacante Hamilton, ex-Manaus, é o maior artilheiro da arena. O manauara marcou 20 gols no estádio. O primeiro gol da arena foi marcado pelo mineiro Maximiliano Lélis Rodrigues, jogador do Remo na época, aos 33 minutos do primeiro tempo.
Maior campeão estadual, o Nacional foi o primeiro campeão no estádio, conquistando o Barezão de 2015. O maior campeão do estádio é o Manaus FC. O esmeraldino conquistou 4 campeonatos amazonenses.