Em um ataque russo nesta segunda-feira, 7, foi morto o prefeito de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, em uma região ampla, próxima a Kiev, capital da Ucrânia. Gostomel fica a noroeste da capital ucraniana.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

“O prefeito da cidade de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes. Ninguém o obrigou a andar sob os projéteis dos ocupantes, ele poderia ter se escondido em um porão. Mas, ele morreu por seu próprio povo, por Gostomel, por sua comunidade. Ele morreu como um herói”, diz uma postagem na página de Facebook da cidade. Outras duas pessoas foram mortas no ataque.

Segundo autoridades ucranianas, a região registrou fortes combates nesta segunda-feira. Com extrema raiva, o inimigo destrói Bucha, Gostomel, Vorzel e Irpin. Eles matam civis deliberadamente”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.

Fortes combates aconteceram nesta segunda-feira em uma ampla área do norte ao oeste de Kiev, de acordo com autoridades ucranianas e conteúdo de mídia social. No domingo, 6, um ataque próximo a um posto de retirada de civis em Irpin, outra cidade na região de Kiev, deixou feridos e duas crianças mortas.

________________________

RELACIONADAS

VÍDEO: tanque russo é destruído por militares ucranianos, na região de Luhansk e Donestsk

Ataques russos a hospitais deixam mortos e feridos na Ucrânia, diz OMS

FOTOS: Guerra na Ucrânia completa 10 dias; tropas russas seguem avançando para cidades estratégicas

VÍDEO: mãe e filhos morrem em ataque russo a rota de fuga perto de Kiev

________________________

Vários relatos falam de fogo pesado em quatro distritos hoje, enquanto os civis continuam fugindo dos combates. “Estamos fazendo tudo na capital para apoiar a cidade, para criar uma reserva de alimentos, medicamentos, bens essenciais. Distribuímos e ajudamos hoje quem mais precisa. A ajuda humanitária também foi enviada para Chernihiv [cidade do norte de Kiev]”, acrescentou Klitschko.

O prefeito de Kiev diz que estão tentando entregar a ajuda a Bucha, Gostomel e ainda outras cidades, além de fazer um apelo à população da capital.

“A cidade está se preparando para a defesa. Peço a todos os moradores de Kiev que mantenham a calma, fiquem em casa ou – em caso de alarme – em abrigos”, declarou.

_______________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS