As chamadas síndromes gripais aumentam com a chegada da sazonalidade de chuvas no Amazonas, somado ao retorno às aulas, no Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Para garantir o atendimento a crianças da rede pública de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está oferecendo atendimento para casos leves de sintomas gripais.

O atendimento é realizado nos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) da capital via WhatsApp.

Os pacientes com sintomas leves de gripe, como tosse, febre e coriza, poderão agendar atendimento em um dos Caics indicados, por meio do aplicativo.

A iniciativa visa desafogar os prontos-socorros, direcionando os casos mais graves, com sintomas como falta de ar, febre acima de 38°C, sintomas gripais associados a diarreia e vômitos, para atendimento emergencial.

Estratégia

A secretária executiva adjunta de atenção à urgência e a emergência, Glenda Nascimento, explica que a estratégia foi elaborada em conjunto com a Secretaria de Atenção Especializada/SES-AM.

A proposta do atendimento para síndromes gripais pretende oferecer reforço nessas unidades para que a população tenha acesso mais rápido e facilitado.

Pacientes com sintomas leves de gripe, como tosse, febre e coriza, poderão agendar atendimento em um dos Caics – Foto: Reprodução/SES-AM

Ainda segundo a gestora, o usuário passa a ter a consulta agendada para atendimento no mesmo dia, desafogando as unidades de emergências.

“Nosso objetivo é não sobrecarregar os prontos socorros, o intuito é deixá-los para atender aquelas crianças que realmente têm necessidade com casos mais graves, ou que precise de internação”, explica.

RELACIONADAS

+ Amazonas registra 144 novos casos de Covid-19 neste domingo, 26

+ IBGE aponta que Amazonas tem terceira menor renda per capita em 2022

+ Prato Cheio está em novo endereço a partir desta sexta em Tefé-AM

Atendimento síndromes gripais

Os atendimentos para casos leves de sintomas gripais agendados pelo WhatsApp serão oferecidos em quatro unidades em diferentes zonas de Manaus.

A proposta visa atender à demanda e tornar o atendimento mais acessível para a população. São elas:

– Caic José Carlos Mestrinho;

– Caic Dr. José Contente;

– Caic Dr. Moura Tapajóz;

– Caic Dr. Gilson Moreira.

As unidades do Caic irão oferecer atendimentos com pediatras de manhã e de tarde, de acordo com a disponibilidade da agenda médica.

Basta enviar uma mensagem, informando nome completo e a data de nascimento do paciente e a observação “síndrome gripal”.

Agendamento para atendimento de síndromes gripais nos Caics é feito via Whatsapp – Foto: Reprodução/SES-AM

A equipe responsável pela marcação entrará em contato para confirmar o agendamento destinado às síndromes gripais.

A SES-AM reforça também que todos os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) possuem pediatra também para atendimento de casos leves e moderados de síndromes gripais.

Endereços

Caic José Carlos Mestrinho: Rua Sete de Abril, 12, no bairro Alvorada, pelo telefone: 923659-2300;

Caic Dr. José Contente: Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, na rua Tupinambá, 119, no bairro Cidade Nova, pelo telefone: 98406-2845;

Caic Dr. Moura Tapajóz: Cetam Galileia, na avenida Marginal Esquerda, 28, no bairro Cidade Nova, pelo telefone: 98482-0739;

Caic Dr. Gilson Moreira: Caic+ Especialidades Maria Helena, na avenida Cristã, 690, no bairro Colônia Terra Nova, pelo telefone: 923581-9902.