Faltando apenas 17 dias para os jogos olímpicos de Paris 2024, os atletas que representarão o Brasil receberam, na última sexta-feira (5), orientações para se vacinarem antes de viajarem para a França.
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA), fez a recomendação em diálogo com Ministério dos Esportes (Senear). Além destes, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) também concordou com a decisão.
Vacinação de atletas
De acordo com a nota técnica, os atletas olímpicos devem estar atentos para tomar as vacinas tríplice viral, tetraviral, DTP, influenza e covid-19. Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, a participação nas olimpíadas aumenta o risco de aglomerações e transmissão de vírus.
“Grandes eventos como as Olimpíadas aumentam o fluxo de pessoas e aglomerações, o que aumenta o risco de transmissão de doenças. Por isso a vacinação se faz importante, para reduzir a ameaça de reintrodução de doenças que estão em controle ou já eliminadas no País”, disse a secretária.
Leia mais: Além da gasolina, DF também terá aumento de R$ 0,10 no etanol
Aos atletas olímpicos brasileiros, basta se apresentarem aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS) para se imunizarem contra os vírus listados.
Entretanto, o Ministério da Saúde também emitiu um alerta para os brasileiros que vão viajar e acompanhar os jogos olímpicos. Ademais, a preocupação da pasta se baseia no aumento de surtos de sarampo, rubéola, entre outros na Europa, América do Norte e Ásia.
Em maio de 2024, a União Europeia divulgou um Boletim Epidemiológico que registrou um aumento do vírus coqueluche em 17 países.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.