O governo declarou estado de emergência devido ao aumento nos casos de dengue, conforme comunicado extraordinário divulgado pelo Diário Oficial do Acre na sexta-feira (5).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O estado foi declarado em decorrência do aumento de números de casos de síndromes febris ocasionadas pelas Arboviroses e da superlotação das unidades de saúde do Acre.

Além disso, outro motivo evidenciado é a comprovação da circulação de outras duas arboviroses (Mayaro e Oropouche) em alguns municípios do estado.

O decreto permanecerá em vigor pelos próximos 90 dias

Dados da dengue

Informações do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o estado do Acre teve o segundo maior aumento no número de casos de dengue em todo o país em 2023, comparado ao ano anterior de 2022.

De acordo com os dados da pasta, entre as semanas epidemiológicas (SE) de 2023, foram registrados 5.445 casos prováveis de dengue no Acre, representando um aumento de 106,6% em relação ao mesmo período de 2022.

Desses, 3.755 foram confirmados, 29 apresentaram sinais de alarme e 2 foram classificados como casos graves.

No decreto, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) alertou que o aumento nos casos reflete uma situação preocupante em relação à situação epidemiológica das síndromes febris causadas pelas arboviroses urbanas, incluindo dengue, zika e chikungunya.

A decisão foi baseada em informações provenientes das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), como 2º Distrito (Via Verde), Franco Silva, Cidade do Povo, em Rio Branco, Jaques Pereira, em Cruzeiro do Sul, além do Hospital de Urgência Emergência, em Rio Branco, Hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, e outras unidades hospitalares do estado.

A Sesacre coordenará a atuação específica dos órgãos e entidades competentes para o enfrentamento à situação de emergência tratada no decreto.

Veja a publicação no diário oficial do estado:

RELACIONADAS

+ Saúde do Acre confirma 60 casos de infecções por oropouche e Mayaro

+ Acre aumenta cobertura vacinal em 2023, aponta Ministério da Saúde

+ AM reforça vigilância para prevenção e controle de dengue, zika e chikungunya