Neste domingo (2), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo em todo o mundo.

E de acordo com o o órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC), houve um aumento de registros de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos Estados Unidos.

+ Envie esta notícia no seu Telegram

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

Em 2000, os Estados Unidos registraram um caso de autismo a cada 150 crianças observadas.

Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças.

As estatísticas são do órgão foram divulgadas na atualização na semana passada, já que os dados são sempre anunciados pelo menos três anos após a coleta.

O aumento dos casos podem ocorrer por conta do maior acesso da população aos diagnósticos.

Apesar de não existirem estatísticas referentes à população brasileira, é possível usar os números do CDC como uma referência do que está acontecendo aqui no país.

As principais hipóteses do aumento de casos do TEA são:

  • Maior acesso da população aos serviços de diagnóstico;
  • Formação de profissionais capazes de detectar o transtorno;
  • Pais, professores e pediatras mais conscientes e informados para levantar as primeiras suspeitas;
  • Ampliação da compreensão do que é autismo;
  • Possíveis fatores ambientais que colaboram para a maior frequência de TEA.

A avaliação é multidisciplinar, a partir de uma sequência de consultas e observações clínicas com diferentes profissionais de saúde (entenda, mais abaixo, quais são os primeiros sinais de alerta manifestados pelos bebês).

Autismo

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento.

Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.

RELACIONADAS

Autismo – A importância da intervenção para diagnóstico e desenvolvimento

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007.

Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).