As autoridades do Amazonas alertam a comunidade escolar para um novo golpe praticado via telefone em escolas da rede pública e privada.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Estelionatários se passam por líderes de facções criminosas e pedem PIX das escolas apra que impeçam falsos ataques nas unidades de ensino.
Um comunicado sobre o golpe foi divulgado, nesta quinta-feira (27), pela Secretaria de Educação e Desporto Escolas, por meio do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise).
Golpe e terrorismo
Segundo o coordenador do Nise, o delegado Denis Pinho, nas ligações, o golpista faz terrorismo psicológico com a vítima.
O estelionatário diz que, caso não haja o pagamento feito via Pix à facção criminosa citada nas ligações, a escola sofrerá represálias, como invasão e ataques.
“A melhor ação é atuar de forma preventiva nas escolas, alinhado com os gestores, docentes, alunos e comunidade escolar”, orientou o delegado.
Prevenção
Ainda conforme o delegado, a melhor medida a tomar diante dessas situações é manter a calma e não realizar a transferência de valores.
“A pessoa tem que tentar ficar tranquila, procurar se certificar do máximo de detalhes possíveis, não transferir nenhum dinheiro via Pix, comunicar de imediato a polícia e autoridades”, ressaltou.
RELACIONADAS
+ Programa sobre educação sexual volta a ser ofertado em escolas do Brasil
+ Lula publica decreto que revoga programa de escolas cívico-militares
+ Projeto no AM propõe pais de alunos com direito de escolha em atividades de gênero