Autoridades que vão acompanhar a cerimônia oficial de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegam ao Congresso Nacional desde às 13h30.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi um dos primeiros a chegar à Chapelaria, ou Salão Branco, do Senado.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Autoridades chegam ao Congresso

Além dele, a futura ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chegou acompanhada da mãe e disse estar muito emocionada. “Se eu falar eu vou chorar, estou realmente emocionada, feliz, respirando novos ares e com a certeza de que a democracia voltou a sorrir”, afirmou.

O futuro ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que está muito feliz e que a posse de Lula vai unir o país novamente. “Vamos pacificar esse país, unir esse país para o Brasil dar de novo oportunidade para todos os brasileiros”, disse.

Entre os parlamentares, a deputada federal Benedita da Silva também já passou pelo Salão Branco do Senado. O futuro líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, e o senador Renan Calheiros acabaram de passar pelo tapete vermelho.

Autoridades estrangeiras também chegam ao Congresso Nacional. O ex-presidente do Uruguai José Mujica chegou ao prédio por volta das 13h30.

RELACIONADAS

+ Lula deve desfilar em carro aberto e passar ao lado do Festival do Futuro

Trajeto da posse

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), neste domingo (1°), vai começar às 13h45 em Brasília. A informação do roteiro da cerimônia foi divulgada pelo Congresso Nacional.

Neste horário, chefes de Estado, do Governo, autoridades e convidados vão chegar ao Senado Federal. Por volta das 14h30, Lula e Alckmin deixam a Catedral Metropolitana de Brasília e se dirigem ao Congresso Nacional.

Segundo o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, a definição do carro aberto ou blindado será realizada somente no dia da posse, mas o presidente vai contar com as duas opções no dia.

Após o desfile presidencial e a chegada no Congresso, às 15h, a sessão solene da posse tem início. Neste momento, o presidente e vice-presidente assinam o termo de posse e Lula faz um pronunciamento.

O presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também vai discursar.

Após o encerramento da sessão de assinatura do termo de posse, Lula e Alckmin, por volta das 16h20, vão ao Palácio do Planalto e Lula recebe faixa presidencial. Já às 18h está marcado um jantar no Itamaraty com autoridades e chefes de Estado.