Nesta sexta-feira (8), o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo federal deve realizar um repasse de recursos da União para as prefeituras do Rio Grande do Sul. De acordo com Alckmin, cada pessoa afetada pela passagem do ciclone extratropical deve receber R$ 800 reais.

Em sua fala, Alckmin afirmou que o valor usado sairá do Ministério do Desenvolvimento Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), para ajudar no amparo às famílias desabrigadas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Nós vamos liberar R$ 800 por pessoa para que os governo locais possam prestar atendimento a quem perdeu suas moradias”, disse Geraldo Alckmin.

A reunião que aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença de 10 ministros. Entre eles, Wellington Dias que comanda a pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Segundo o ministro, essa transferência de recursos deve ser realizada após a entrega das prefeituras a partir de uma relação das pessoas afetas pelo ciclone.

O ministro informou, ainda, que o número de municípios com estado de calamidade reconhecido pode subir; até o momento 79 municípios estão nesta situação.

“O reconhecimento poderá chegar hoje a 83 municípios. Agora, cada município apresentará ali a relação dos números de desabrigados e nós estamos autorizados a atender a todos”, informou Dias.

Visita aos municípios

Neste domingo (10), uma comitiva liderada pelo presidente em exercício deve visitar os municípios afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os ministros desembarcarão em Lajeado e seguirão para Roca Sales e Arroio do Meio.  A informação foi dada pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta.

“Nós vamos, mais uma vez, reunir com o governo do estado, reunir com os prefeitos, visitar regiões atingidas para organizar, ainda mais, esse apoio necessário que o governo federal está disponibilizando para o governo do estado e para as prefeituras, especialmente para as comunidades mais atingidas”, disse o ministro.

Geraldo Alckmin afirmou que 20 mil cestas de alimentos vão ser enviadas aos municípios, neste domingo 5 mil destas serão entregues. Outro posicionamento do governo federal foi a criação da sala de situação no estado do Rio Grande do Sul para reforçar os trabalhos de atendimento emergencial às cidades atingidas. O comando da coordenação será do general de Exército, Hertz Pires do Nascimento, comandante do Comando Militar do Sul.

RELACIONADAS

+ Sobe para 41 o número de mortos após ciclone no RS

+ Ciclone extratropical: chuvas devem voltar no RS nesta quarta, 5

Ciclone

O ciclone extratropical, que atingiu o Rio Grande do sul, provocou até o momento 41 mortes, de acordo com os dados do último boletim da Defesa Civil do RS, divulgado na quinta-feira (7). 25 pessoas estão desaparecidas, 43 feridos, 43 feridos, 2.944 desabrigados e 7.607 desalojados, em 83 cidades. A estimativa do governo estadual é que mais de 120 mil pessoas tenham sido afetadas.