A média de casos do coronavírus no Amazonas diminuiu 44% nos últimos 14 dias. A vacinação da população é o principal motivo das reduções dos casos graves e mortes no Estado, segundo a Fiocruz.

O Amazonas vai completar seis meses na fase laranja da quarentena, que representa risco moderado para transmissão de Covid.

O Estado entrou na fase laranja no dia 20 de março deste ano, após enfrentar a fase roxa e vermelha, na segunda onda da Covid, entre janeiro e fevereiro.

Com o aumento da imunização da população no Estado a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 já começa a ser vista como improvável.

Para Felipe Naveca, pesquisador e vice-diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), o quadro atual é animador.

“Com a redução de casos, especialmente dos casos mais graves, o cenário é animador, onde mais de um mês após a aparição da variante Delta não houve alteração nos casos do Amazonas”, disse.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Amazonas completa nesta sexta cinco meses na fase laranja da quarentena, diz FVS-RP 

+ Amazonas detecta dois casos da variante Mu, em Tabatinga 

+ Amazonas registra mais quatro casos de Covid-19 pela variante Delta 

___________________________________

Dados

Apenas 28,1% dos amazonenses já estão com o esquema vacinal completo. Em Manaus, o índice é de 33,24%, um número que já colabora para a redução dos casos da Covid-19 na capital e no interior.

A redução dos casos foi de 36% em Manaus e 58% no interior do Estado. A média móvel dos óbitos no Amazonas também reduziu 49%, de 5,7 para 2,9.

A internação de pessoas com idade de 20 a 59 anos caiu 68%. Para os maiores de 60 anos a redução foi de 51%.

Variantes da Covid-19

Segundo dados da Fiocruz, a Gama é a variante mais predominante no Estado, porém, algumas amostras já apresentam o sequenciamento da Delta.

“No último sequenciamento realizado pela Fiocruz, nós tivemos 3% de amostras da variante Delta. Hoje o predomínio total é da cepa Gama, inclusive de segunda geração, mas pode ser que a Delta passe a ser predominante como está nos outros estados. Precisamos aguardar as outras semanas para ver esse cenário”, disse.

____________________________

ACESSE TAMBÉM

As mais lidas do dia