Neste sábado (29), mais um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou para o Mato Grosso do Sul para ajudar no combate ao incêndio no Pantanal.

O fogo já queimou 520 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul este ano, segundo dados divulgados pelo governo estadual.

A aeronave KC-390 Millennium foi empregada para cumprir a missão e vai atuar, pela primeira vez, em combate real a incêndio em voo nas queimadas.

“Ela pode lançar até 12.000 litros de água com alta precisão, mesmo sob condições desafiadoras de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas”, diz a FAB.

Queimadas no Pantanal

Hoje, são previstos 3 voos para auxiliar no combate ao fogo no Pantanal. Além da FAB, equipes da Força Nacional foram solicitadas para ajudar no combate aos incêndios.

O efetivo se juntará às equipes locais, que atuarão também em 13 bases avançadas espalhadas pelo bioma.

A expectativa é de que, com o reforço, se consiga reduzir o tempo de resposta no combate aos incêndios florestais. Iniciada em abril, as frentes de ações já mobilizaram mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul. Todos orientados pelo Sistema de Controle de Incidentes, com sede em Campo Grande.

  • Incêndios devastam o Pantanal. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
  • Incêndio florestal que atige o Pantanal. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
  • Governo de MS declara situação de emergência em cidades afetadas por incêndios florestais. Foto: Bruno Rezende/MS
  • Incêndios no Pantanal já superaram em 112% o recorde anterior para o período, registrado em 2020
  • Amazonia-e-Pantanal