O ‘Baile charme’ tem crescido no cotidiano manauara e demonstrado um forte interesse pela cultura hip hop e dança urbana na região. O movimento celebra a rica cultura negra nos estilos musicais que incluem o rap, funk, soul e R&B, além de clássicos dos anos 80’s, 90’s e 00’s.

Nesse cenário, a festa ‘Humilitas Black’ chega à Manaus com o objetivo de fortalecer a cena charme numa experiência cultural e imersiva na arte, música, dança e empreendedorismo criativo. A 1ª edição do evento acontece nesta sexta-feira (5), no espaço Impact Hub, localizado na avenida Efigênio Salles, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Segundo o coordenador do evento, Wesley Alves, essa será uma oportunidade de ampliar as vozes e os talentos da comunidade negra na região, além de promover a valorização da herança cultural no estado.

“Os participantes terão a oportunidade de se envolver com artistas musicais talentosos, desfrutar de sets envolventes de DJs, explorar uma feira criativa repleta de produtos únicos e participar de um workshop especial de dança, focado no estilo ‘charme’”, comenta.

A festa será com entrada gratuita sendo obrigatória a apresentação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição carente em parceria com o Movimento Nepal Vive (@movimento.nepalvive).

Evento estima reunir público charme manauara – Foto: Divulgação/Humilitas Black

Baile charme com ‘Humilitas Black’ em Manaus

O movimento de Baile charme possui diversos adeptos na capital amazonense, entretanto, ainda carece de apoio consistente e estruturado para a realização de eventos culturais.

“Sabemos que uma das maiores dificuldade em Manaus é a questão da logística, trazer evento de fora ou artistas acaba tendo um custo muito maior que para as demais regiões do Brasil”, disse Alves.

A Humilitas como produtora de eventos acredita na valorização do artista manauara e no desenvolvimento dos trabalhadores do setor de eventos da região para que cada vez mais aconteçam eventos diferenciados e com qualidade na cidade.

“Estudamos o mercado durante um ano, indo em eventos, observando a cultura e costumes da região. Percebemos que algumas vertentes culturais e musicais ainda não tinham visibilidade. O Baile Charme é algo que no Rio de Janeiro já acontece há décadas e vimos que em Manaus existe um público amplo que deseja esse evento, mas que não tinha produtora para realizar. Por isso, decidimos lançar a produtora em Manaus, com o Humilitas Black, nosso primeiro Baile Charme em Manaus”, falou.

Foto: Reprodução/Instagram @humilitas_producoes

Como surgiu o ‘Humilitas Black’

A Humilitas Produções surgiu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2015, inicialmente com a proposta de organizar eventos com artistas locais.

Chamado de ‘Humilitas Rap’ em sua primeira edição, o evento reuniu grandes nomes do cenário da música como Filipe Ret, Start, Cacife Clandestino e Saddam.  Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a festa que foi realizada na quadra da Caprichosos de Pilares na capital carioca.

O nome Humilitas significa humildade que representa o ideal da produtora. A ideia é organizar eventos onde o público possa se sentir unido e acolhido trazendo artistas renomados da música popular brasileira para movimentar o cenário de música alternativa.

Programação do evento

Houve uma curadoria cuidadosa dos sets de música onde o  Dj Zulu MC Fino, ficou responsável por avaliar e escolher a dedo as músicas do evento valorizando a cultura hip hop e baile charme.

Confira a line-up:

● 16h: início da feira criativa com empreendedores locais;

● 18h: início do baile charme com as melhores músicas de Hip Hop dos anos 80, 90 e 2000;

● 19h às 20h: batalha de rima da roda cultural do Norte, conhecida como batalha do passarinho;

● 23h: encerramento.

Para garantir o ingresso gratuito, basta acessar este link.

Veja uma das festas do Humilitas: