O embaixador do Azerbaijão, Rashad Nowruz, afirmou que em menos de 10 anos quer dobrar a negociação dos valores da balança comercial com o Brasil.

A declaração sobre a balança comercial foi dada durante jantar que comemorou o centenário de Heydar Aliyev na Embaixada do Azerbaijão, em Brasília, nesta quinta-feira (11).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Nesse ano celebramos 30 anos de relações bilaterais entre os países. Nós conquistamos muitas coisas ao longo dessas décadas. E o meu trabalho como embaixador é aprofundar ainda mais o comércio entre os dois países. Especialmente nas áreas de agricultura, segurança, alimentar, mineração, aviação civil e telecomunicações. Espero que pelo o menos em 10 anos, possamos dobrar a balança comercial”, disse o embaixador ao Grupo Norte de Comunicação.

O Brasil é o principal parceiro de comércio exterior do Azerbaijão na América Latina.

O anúncio ocorreu durante um jantar na embaixada que comemorou o centenário de Heydar Aliyev, conhecido até hoje como pai fundador do Azerbaijão moderno. Ele comandou o país por 12 anos e foi responsável pelo crescimento econômico do país que se destaca na explorada de petróleo e gás. Heydar Aliyev morreu em 2003 mas tem sua liderança reconhecida até hoje.

“Nós estamos celebrando o centenário do nosso grande líder Heydar Aliyev que foi responsável pelo desenvolvimento econômico do país e todo e qualquer sucesso que o Azerbaijão tem foi por causa dele”, disse o embaixador.

De acordo com dados do Comitê Estatal de Estatísticas, em 2022, as importações de produtos brasileiros atingiram USD 189 milhões de dólares, o que correspondeu a 1,34% do total das importações daquele período.

O produto mais importado do Brasil pelo Azerbaijão continua sendo o açúcar de cana com um valor de USD 134,7 milhões em 2022 no período.

As exportações do Azerbaijão para o Brasil, em 2022, foi USD 19,7 milhões.

A pauta de exportações para o Brasil é composta basicamente de fertilizantes nitrogenados (ureia), que, no período, totalizaram USD 19,3 milhões de dólares.

No Congresso Nacional, um Grupo de Trabalho formado por 11 senadores foi criado para consolidar a aliança entre Azerbaijão e a nação brasileira para o alinhamento de acordos comerciais e visitas diplomáticas.

RELACIONADAS

+ Vendas do comércio crescem em 0,8%, em janeiro no AM