Em Roraima, o volume de chuva que tem caído nos últimos dias tem chamado atenção. Os dados são divulgados com frequência no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Há duas semanas Roraima está em perigo potencial, e alguns cuidados precisam ser tomados, como explica a capitã do Corpo de Bombeiros do Estado, Ticiany Pinheiro.
“O principal risco é pra quem está na rua. A exposição, obviamente, vai ser maior”, explica. “Como as nossas ruas aqui tem a questão da alagação, [existe] o risco de cair em buracos, em bueiros que estejam sem tampas, então é esse é o principal risco”.
Ela fala ainda sobre o perigo de buscar abrigo perto de árvores. A capitã explica que o perigo está na possibilidade de quedas da vegetação quando há chuva com ventos fortes.
O alerta amarelo prevê chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros ou com até 50 mm diários. Ele significa “perigo potencial”, enquanto o alerta laranja é “perigo intenso” e o vermelho que é “grande perigo”.
Os alertas vermelhos não são comuns em Roraima. Os amarelos e laranja são vistos com mais frequência.
“Quando a gente tem um risco aumentado de alerta laranja, por exemplo, tantos aplicativos, as autoridades, o próprio corpo de bombeiros, a defesa civil, a gente está sempre divulgando esse risco e havendo esse risco, a primeira orientação é que as pessoas realmente não saiam de casa ou procurem um abrigo seguro”, alerta Ticiany.
Hoje o nível do Rio branco está mais de sete metros. Para os próximos dias, são previstas chuvas mais tranquilas como explica o meteorologista Ramon Alves.
“As previsões para as próximas semanas são de chuvas um pouco abaixo da normal. Vamos ter alguns dias mais tranquilos em relação às chuvas, principalmente no sul do Estado, e para os próximos meses são chuvas acima da normal climatológica, o acumulado mensal”, diz.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.