O barco de pesquisa “Roberto dos Santos Vieira” foi inaugurado nesta terça-feira, 15, pelo governo do Amazonas, no Estaleiro Juruá, em Iranduba, a 27 km de Manaus.

A embarcação é uma das maiores ações de monitoramento ambiental do Brasil e faz parte do Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM).

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ipaam, o barco será cedido à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o trabalho do ProQAS/AM de monitoramento da qualidade das águas dos rios do Amazonas.

A embarcação foi doada pela Distribuidora de combustível e conta com quatro laboratórios e demais espaços para o trabalho de pesquisadores.

Monitoramento no Estado

A dinâmica de monitoramento pretende averiguar as variações que ocorrem nos efeitos físicos, químicos e biológicos da água em decorrência das atividades humanas e de possíveis fenômenos naturais, como as chuvas e o regime de estiagem sazonal, característicos da região amazônica.

Em fase inicial, a embarcação irá percorrer toda orla da capital, com foco nos corpos d’água da região metropolitana (bacia hidrográfica dos rios Tarumã-Açú, Tarumã Mirim, São Raimundo, Educandos e Puraquequara) e futuramente será estendido aos demais rios do estado. O cronograma prevê quatro expedições anuais, duas na cheia e duas na vazante.

___________________________________

RELACIONADAS

+ Ministério da Ciência inaugura ‘Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites’ em Tefé, no AM

Fungos amazônicos podem ser usados como colorantes naturais, diz pesquisa do Inpa

Pesquisa avalia incrementos à produção de mel de abelhas em cultivos de guaraná e camu-camu

___________________________________

A embarcação

O barco foi construído e foi orçado em R$ 3,5 milhões, entre a confecção e aquisição de equipamentos laboratoriais. Houve ainda investimentos a partir de outros programas de fomento.

A guarda da embarcação será feita pela Distribuidora por um período de 5 anos.

No total, o barco tem 28 metros compostos por quatro laboratórios e cinco camarotes dispostos, com capacidade para atender 10 pesquisadores, incluindo seis marinheiros, uma sala de reuniões e uma cozinha, além de um refeitório, uma lavanderia, sala de reuniões e palestras e uma ponte de comando. 

Os laboratórios são divididos por metodologias de pesquisas, entre analítica e via úmida e microbiologia e prospecção, e contam com equipamentos como Espectrofotômetros na faixa do ultravioleta e visível, medidores de demanda bioquímica de oxigênio, nitrogênio (Kjeldhal), Estufas de secagem, microbiológica e tipo BOD, entre outros.

Quem foi Roberto dos Santos Vieira

O barco de pesquisas do Programa de Monitoramento de Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas ganhou o nome de Professor Roberto dos Santos Vieira. Trata-se de uma homenagem a um dos primeiros idealizadores do primeiro curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade Federal do Amazonas. Ex-reitor da Ufam, Roberto Vieira era amazonense e morreu no dia 05 de janeiro de 2000.

_______________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS