Nos pênaltis, o Manaus derrotou o Amazonas e conquistou o título geral do Barezão 2024. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1.

Banner Obras Acre 300x225

O jogo, marcado para começar às 17h, só teve início depois das 18h20. Com a queda de energia em Manaus, o estádio Roberto Simonsen (Sesi) também ficou sem luz e o início do jogo foi atrasado.

Com o título sobre a Onça, o Gavião conquista o sexto Campeonato Amazonense, consagrando-se hexacampeão. Os outros títulos da equipe foram conquistados em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022. O Amazonas tem um título do Estadual, conquistado em 2023.

Manaus e Amazonas chegaram à final como campeãs do segundo turno e primeiro turno, respectivamente. O Gavião derrotou o Parintins na final do returno e a Onça venceu o São Raimundo.

Como foi o jogo

Com o atraso de pouco mais de uma hora para o começo do jogo, a partida teve início depois das 18h20. Já com bola rolando, o Manaus chegou primeiro ao ataque, mas não conseguiu concluir. Com 10 minutos de jogo, nenhuma das duas equipes teve grandes chances para marcar.

Apesar do início lento das duas equipes, foi o Amazonas que abriu o placar. Aos 12 minutos do primeiro tempo, Wiliam Barbio fez jogada pela esquerda, entrou na área e chutou no canto do goleiro Vinicius.

Após o gol do Amazonas, o Manaus partiu para a iniciativa e tentava atacar, mas não conseguia concluir as jogadas. Aos 41 minutos do primeiro tempo veio a segunda chance mais clara do jogo, a única do Esmeraldino na primeira etapa.

Wendel Nery recuperou a bola, entrou na área e ficou cara a cara com o goleiro Edson Marden, mas chutou a bola para fora.

William Barbio marcou o único gol da primeira etapa - Foto: João Normando/AMFC
William Barbio marcou o único gol da primeira etapa – Foto: João Normando/AMFC

Segundo tempo

O segundo tempo teve início semelhante ao primeiro, com as duas equipes sem conseguir criar grandes situações de ataque. Aos 20 minutos, Renan recebeu e chutou de fora da área para defesa do goleiro Edson Marden. Pouco tempo depois houve uma confusão entre as duas equipes, com jogador expulso no banco de reservas.

Aos 36 minutos o Manaus empatou a partida. Após falha da defesa do Amazonas, Ibiapino recebeu dentro da área e chutou rasteiro no canto do goleiro Edson, empatando a partida para o Gavião. Sem mais grandes chances até o fim do jogo, a partida terminou empata e foi para os pênaltis.

Pênaltis

Com cinco cobranças para cada, o Amazonas abriu a disputa com Jô marcando o primeiro pênalti. Renan, do Manaus, converteu. O zagueiro Fabiano foi para a cobrança e mandou a bola na trave, desperdiçando a cobrança do Amazonas. Bombado fez e abriu 2 a 1 para o Manaus.

Na sequência, brilhou o goleiro Vinicius. O guardião da meta do Manaus pegou a cobrança de Patric e deu uma grande vantagem para o Esmeraldino na disputa. Miliano converteu para o Gavião e Ivan Alvariño, para a Onça.

O pênalti decisivo e que deu o título ao Manaus foi marcado por Vinicius Leandro. Com o acerto da cobrança, o time de Renatinho Potiguar venceu a disputa e conquistou o Barezão 2024.

Próximas partidas

Após a final geral do Barezão 2024, as equipes agora se preparam para estreias no Campeonato Brasileiro. Neste ano, o Manaus disputa a Série D, enquanto o Amazonas está na Série B.

O Gavião tem quase duas semanas até a estreia na quarta divisão nacional. A partida será contra o Trem (AP), no dia 28 de abril. A onça entra em campo já nesta semana. No sábado (20), a equipe de Luizinho Vieira recebe o Sport, na Arena da Amazônia às 16h. Além da segunda divisão, o Amazonas também se prepara para a terceira fase da Copa do Brasil.