Considerado pelas autoridades como um dos criminosos mais procurados do Amazonas, Mohamed Bashir Junior, de 36 anos, foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em conjunto com a Polícia Militar de Paraíba (PMPB).

A prisão ocorreu no bairro Gramame, em João Pessoa, na Paraíba. O suspeito, também conhecido como Basílio, tinha sete mandados de prisão em aberto por homicídios e tráfico de drogas no Amazonas.

Esta é a segunda vez que o suspeito é preso. Em 2016, ele foi detido acusado de ser pistoleiro de uma facção criminosa que opera na Zona Centro-Sul de Manaus e responsável por pelo menos três homicídios.

O suspeito foi transferido para o Amazonas, onde passou por audiência de custódia e permanece à disposição da Justiça.

Criminoso procurado

Conforme o delegado Ricardo Cunha, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), ‘Basílio’ tem ascendido no mundo da criminalidade ao longo dos anos.

Após a primeira prisão, em 2018, o criminoso fez parte de um tribunal do crime no bairro Parque Dez. Já em 2023, na posição de liderança, Mohamed autoriza a morte de um homem sem passagem criminosa, mas que se relacionava com uma ex-namorada de um traficante.

“Soubemos que ele estava foragido no estado da Paraíba. A nossa secretaria de inteligência estava monitorando. Identificamos o paradeiro dele, foi quando montamos a operação em conjunto com a polícia Militar da Paraíba e conseguimos capturá-lo”, afirma.