O comentarista político Davidson Cavalcante destacou, nesta quarta-feira (21), os bastidores políticos no Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Veja os destaques durante o Norte Notícias:

Os próximos passos de Braga após perder recurso de cassação no TRE-AM.

Análise: Para algumas fontes do meio local, Braga já estava ciente da derrota nos bastidores da justiça eleitoral do Estado. Movimentou o que pode, mas, entende que por aqui as chances eram remotas. Agora os passos do Senador é puxar a disputa nos bastidores para Brasília, onde conhece a engenharia, e em visão interna, segundo fontes, não há tanta “interferência” de forças políticas locais como em âmbito regional. Porém, o processo em escala federal tende a ser mais amarrado e muita vezes mais demorado, mas, o Senador irá insistir, e usar toda sua habilidade fora das telas. Esse embate entre Wilson x Braga nos corredores do judiciário tem um pé em 2026, onde segundo interlocutores próximos do Senador, apesar de não admitir em público, entende que batalhar com Wilson em disputa para uma cadeira no senado, será difícil tendo o Governador o injetamento da máquina pública em sua campanha. É nisso onde o processo de cassação movido por Braga está focado. A batalha é na justiça, mas, a roupagem, é um prelúdio de um novo enfrentamento em 2026. Se puder destronar o principal adversário agora, seria um arauto para o Senador. Segue o jogo!!!

Próximo passo? Uma agenda de aproximação entre Baleia Rossi e David Almeida está em curso segundo fontes próximas.

Análise: Após movimentos de recentes alinhamentos políticos entre o MDB de Braga e David Almeida, uma fonte que acompanha os movimentos nos bastidores dessa conjectura externou que para o mês de julho agora, está sendo articulado uma nova ida do prefeito a Capital Federal, que inclui uma conversa privativa com o dirigente do MDB nacional Baleia Rossi. Braga segundo se comenta, está alinhando junto a Omar, as conversas políticas em âmbito nacional. Apesar de não ser oficial, seria mais uma demonstração de alinhamento, já que o Prefeito deve sair do Avante para um partido com mais recursos de campanha na disputa pela reeleição em 2024. Recentemente, a demonstração de azeiteamento entre Braga e David, deixou os bastidores políticos locais com a pulga atrás da orelha, já que no universo das possibilidades, uma eventual aliança com o MDB, afastaria cada vez mais uma aliança com o Governo do Estado, porém, são conjecturas, e mantidas sob sigilo. As conversas também avançam com outras siglas, como externado por interlocutores próximos. Conversar não dói! Mas, pode mandar diversas mensagens!!! Ainda mais em um ano pré-eleitoral!!!

Disputa entre Gilmar Nascimento e Rodrigo Guedes na CMM envolve controle eleitoral da zona centro sul de Manaus.

Análise: Uma denúncia movida pelo vereador Rodrigo Guedes denuncia que assessores ligados ao vereador Gilmar Nascimento estariam explorando de modo ilegal e ilícito o festival folclórico do CSU no parque dez, zona centro-sul de Manaus. Fora isso, os dois trocaram farpas hoje na CMM após uma grade ter sido arrancada no CSU para servir de estacionamento privativo no local a preços de 20 a 30 reais segundo bastidores. A acusação de exploração do festival movida por supostos assessores de Gilmar, já é comentário nos bastidores a um certo tempo, principalmente por parte de alguns comerciantes locais, que em off pedem para não ser identificados por medo de retaliação ou perda do espaço no festival; os valores locatários das barracas variam segundo denuncia entre mais de 2 mil a 4 mil, que são cobrados por um assessor direto de Gilmar segundo denuncia movida por Guedes. Os dois tiveram um arranca rabo na tribuna, e o jogo eleitoral entrou em cena, já que Rodrigo Guedes está cada vez mais alinhado com a base do Governador, e Gilmar é um aliado de primeira ordem do Prefeito. A disputa pelo comando do CSU não é de hoje, já que move logisticamente, articulações de base eleitoral na zona centro-sul, onde Rodrigo tenta estender suas bases eleitorais segundo fontes. A eleição é em 2024, mas o caldeirão já está fervendo entre os postulantes! A justiça deve ser o próximo passo dessa briga.

Wilson deverá se reunir com futuros postulantes a prefeitura na próxima semana segundo fontes próximas.

Análise: A intensa movimentação do pleito municipal fará o governador sair da toca na próxima semana segundo uma fonte em off do Governo. Com as recentes demostrações de que David Almeida pode se alinhar ao seu maior adversário político hoje no Estado, Wilson está disposto a conversar de forma mais direta politicamente com pretensos candidatos requerentes a cadeira de David em 2024. O rumor que circula nos bastidores, é que as movimentações recentes quebram a ideia de uma pacto firmado, dispensando Wilson para conversar e analisar outros cenários pré-eleitorais possíveis. As conversas aconteceram longe dos holofotes, e de modo bem fechado, para não vazar nenhum tipo de informação coloquial para o meio público. Logo, se um mexe de lá, o outro também mexe daqui. Amom e Alberto Neto devem ser os primeiros a participarem desse encontro extraoficial. O jogo está em campo faz tempo… Vamos aguardar!!!