Um grupo de cientistas chineses, canadenses e britânicos anunciaram nesta quarta-feira, 22, a descoberta de um embrião de dinossauro perfeitamente preservado, que data ao menos de 66 milhões de anos atrás e que se preparava para sair do ovo.

– Envie esta notícia pelo Whatsapp

– Envie esta notícia pelo Telegram

Através de uma publicação de um artigo na revista Science, os cientistas informaram que o ovo de dinossauro fossilizado, encontrado na província chinesa de Jiangxi, contém um embrião de 27 centímetros.

O ovo fossilizado, com uma forma alongada e 17 centímetros de comprimento, contém um dos fósseis de embriões de dinossauro mais bem preservados da história e pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro, que os cientistas chamaram de ‘bebê Yingliang’.

O embrião pertence ao período Triássico dos terópodes e está amontoado dentro do ovo numa postura com a cabeça entre as pernas, que até agora só foi encontrada em dinossauros aviários, de acordo com o estudo.

“Essa postura é muito semelhante à das aves atuais quando os seus ovos estão prestes a eclodir. Pensamos que os dinossauros teriam eclodido de forma semelhante às aves da nossa época”, disse um dos cientistas, Fion Ma Wai-sum, ao jornal de Hong Kong South China Morning Post.

Crédito: Reprodução/Lida Xing – Ovo de dinossauro fossilizado 

Ma disse ao jornal que o fóssil é mais uma prova de que as aves da atualidade são derivadas de dinossauros terópodes.

Os cientistas esperam estudar o ‘bebê Yingliang’ com mais detalhes através de avançadas técnicas de escaneamento para mapear todo o seu esqueleto, inclusive os ossos do crânio, porque parte do seu corpo ainda está coberta por rocha.

__________________________

 

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS