Os bebês sem comorbidades, a partir de 6 meses, foram inclusos no público apto à vacinação contra a Covid-19 em Manaus, conforme orientação do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 2.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os pais devem levar as crianças em uma das quatro unidades de referência para o público de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a segurança dos imunizantes e incentivou os pais a buscarem o serviço.

“Estamos iniciando o ano de 2023 com mais um avanço importantíssimo na campanha de vacinação contra a Covid, que já está sendo realizada pela secretaria há dois anos. O Ministério da Saúde considera que o público infantil também corre um risco elevado de ter a doença agravada, e a vacina é fundamental para prevenir os quadros graves da Covid, com total segurança e eficácia”, pontuou.

Bebês são vacinados com Pfizer Baby

O imunizante usado neste público é da marca Pfizer Biontech, assim como para crianças com comorbidades, e possui concentração diferente da vacina destinada aos demais públicos.

Chamado de Pfizer Baby, o imunizante tem esquema vacinal inicial de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

RELACIONADAS

+ Vacinação de bebês sem comorbidades inicia na segunda (2), em Manaus

+ Manaus terá 4 pontos de vacinação para bebês contra Covid-19 no sábado

+ Vacina de Covid-19 para bebês de 6 meses é distribuída no AM

Unidades de vacinação

As crianças de 6 meses a menores de 3 anos devem ser levadas para a vacinação contra a Covid-19, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou de 8h às 12h, aos sábados.

As quatro unidades de referência são a UBS Áugias Gadelha, na Zona Norte; UBS José Rayol dos Santos, na Zona Centro-Sul; UBS Deodato de Miranda Leão, na Zona Oeste; e UBS Alfredo Campos, na Zona Leste.

Bebês são vacinados com Pfizer baby - Foto: Divulgação/Semsa
Bebês são vacinados com Pfizer baby – Foto: Divulgação/Semsa

É preciso que o responsável maior de 18 anos apresente documento de identificação com foto ou certidão de nascimento da criança, caderneta de vacinação, e Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF.

Na zona rural, ainda segundo a secretária Shádia Fraxe, o público infantil será vacinado conforme as estratégias desenvolvidas para cada localidade, seja terrestre, ribeirinha ou fluvial.

A vacina será levada pelos agentes de saúde por meio das unidades de saúde terrestres e fluviais, e também por meio de busca ativa nas comunidades mais distantes.