Nesta quarta-feira (24), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber a primeira metade da parcela do 13º salário.

Em uma antecipação excepcional, determinada pelo governo federal no mês passado, 33,6 milhões de beneficiários terão acesso antecipado às duas parcelas do abono anual. Essa medida tem como objetivo injetar recursos na economia brasileira.

A antecipação corresponde a 50% do valor total do abono anual, sem desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre a primeira parcela. O desconto, se aplicável, será feito apenas na segunda parcela do 13º.

Acompanhe o calendário

O calendário de pagamentos, organizado segundo o número final do cartão de benefício, será integrado aos pagamentos regulares do mês de abril, estendendo-se até o início de maio.

Os beneficiários que possuem o dígito final 1 e recebem até um salário mínimo serão os primeiros a receber, seguidos pelos demais em ordem sequencial. A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga juntamente com os benefícios regulares de maio.

Calendário de pagamentos do 13º do INSS – Foto: Reprodução/ Arte EBC
Calendário de pagamentos do 13º do INSS – Foto: Reprodução/ Arte EBC

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo do ano de 2024.

O valor do 13º é proporcional ao tempo de recebimento do benefício para casos temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão.

É importante ressaltar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não inclui o pagamento do décimo terceiro. Idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC não têm direito a essa parcela adicional.

Os segurados podem verificar o número do cartão do benefício através do site ou do aplicativo Meu INSS, disponíveis para smartphones com sistemas Android e iOS.

Além disso, o detalhamento dos pagamentos pode ser acessado pelo serviço “Extrato de pagamento” no portal Gov.br. Para mais informações, também é possível contatar a central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.