O Sistema de Saúde Pública do Brasil, o SUS, foi elogiado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em um artigo publicado na terça-feira (12)

Com o título: ‘Lições de salvamento de vidas do Brasil‘, Gates elogiou o acesso gratuito da saúde para toda a população.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, escreveu no artigo.

No texto, o bilionário ressalta que é “um grande fã do Brasil há algum tempo”.

Foto: Reprodução/Site Gates Notes

Os elogios de Bill Gates se estendem principalmente ao programa de agentes comunitários de saúde, que são profissionais que atuam especialmente em áreas remotas.

“Atuam como porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador. Eles são creditados por reduzirem ainda mais a mortalidade infantil e por levarem a cobertura vacinal a níveis quase universais”, diz Gates.

O fundador da Microsoft, destacou que “o sistema de saúde do Brasil não precisa ser perfeito para servir como prova do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis: os retornos são muitas vezes de longo alcance e mudam vidas”.

RELACIONADAS

+ Senado aprova projeto que corrige preços dos serviços prestados ao SUS