A bisneta de Lindolfo Monteverde, fundador do Garantido, é um dos nomes cotados para assumir a personagem “Mãe Catirina” no Festival de Parintins em 2024. Lara Monteverde já compartilha publicações onde atrelam o seu nome à figura.
Nesta quinta-feira (13), a ex-Mãe Catirina do Bumba se despediu da personagem e revelou que sua remoção aconteceu recentemente. Além disso, a artista fez um apelo aos novos ocupantes para que “fujam da caricatura” dos personagens; veja.
A saída de Mara Souza pegou os brincantes de surpresa e, no seu texto de despedida, chegou a citar as passagens de gestões, abrindo margens para especulações. Em determinado momento comente: “Gestões vem e vão, mas meu amor pelo Garantido jamais”.
Por fim, agradeceu aos gestores de 2023, onde pôde se apresentar como “Mãe Catirina”, e aos demais artistas que lhe auxiliaram na caminhada. Até o momento, o Boi Bumba Garantido ainda não notificou oficialmente sua saída, nem anunciou uma nova interprete.
Quem é Lindolfo Monteverde?
Lindolfo Monteverde criou o Boi Garantido em 1913 na Baixa do São José, na cidade de Parintins. Na época, o fundador do “boi do povão” estava gravemente doente e, em apelo ao São João Batista, prometeu criar um boi, inspirado no Bumba-Meu-Boi, para ser apresentar no mês de junho.
Após sua cura, ele cumpriu a promessa, e o boi Garantido se tornou uma tradição anual em homenagem ao santo. Hoje em dia, “enfrenta” o boi Caprichoso sempre no último fim de semana de junho no Festival de Parintins.
O que significa a “Catirina”?
A personagem compõe o “auto do boi”, que relata a morte e ressurreição do boi. Catirina é esposa de pai Francisco que, em sua gravidez, sente desejo pela língua do garrote. A fim de saciar a vontade da esposa, “chico” abate o animal preferido da “Sinhazinha”. Diante da morte do touro, o “Amo do Boi”, dono da fazenda, contrata um pajé para ressuscitá-lo.
Vale ponto no Festival de Parintins?
Não, a interpretação dos personagens não conta ponto na arena, como a “Sinhazinha” e o “Amo do Boi”, por exemplo. Apesar de participarem o “auto do boi” ao lado dos dois itens, não contribuem com nota à agremiação. Veja quais são os 21 itens de avaliação.
Em contrapartida, a presença dos personagens é obrigatória, passível de penalidade, caso não entrem no espetáculo.