A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (10), um novo lote de vacinas contra a dengue em 32 Unidades Básicas de Saúde.
Para receber a vacina, basta apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identidade com foto. Após 30 de junho, a vacinação retornará para crianças de 10 a 14 anos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
O objetivo é vacinar o máximo de pessoas entre 10 e 59 anos até o vencimento do lote, previsto para 30 de junho. Com pouco mais de 5 mil doses, a campanha espera alcançar um amplo público.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval explicou que a vacinação é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reduzir os óbitos causados pela dengue.
Confira: Boa Vista inicia campanha de vacinação contra a poliomielite nesta segunda (10)
“O Estado recebeu esses imunizantes no início de maio e iniciamos a campanha. Nós havíamos recebido a orientação de manter a faixa-etária de 10 a 14 anos, porém, diante da data de vencimento desse lote, somada a baixa adesão desse público, Roraima está ampliando essa faixa-etária, indo de 10 a 59 anos”.
– José Vieira Filho, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado.
No mês passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indicou alto risco de transmissão de Dengue em Boa Vista devido à proliferação do mosquito.
Desde então, a prefeitura intensificou ações estratégicas para controlar e prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Para receber a dose é necessário que o público-alvo se dirija a um posto de saúde mais próximo para se imunizar.
Veja Mais: Veja tudo o que você precisa saber sobre a vacina da dengue
A campanha de vacinação em Roraima
A vacinação contra a dengue no Estado teve início no fim de fevereiro pelas prefeituras dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.
A aplicação das doses é de total responsabilidade das prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.
Ao todo, o Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 20.670 doses de imunizantes.
Confira os locais de vacinação