Conforme Boletim Epidemiológico, o cenário de casos de dengue, zika, chikungunya e oropouche traz dados referentes à semana epidemiológica.
O boletim informa 150 casos suspeitos de dengue na última semana, dos quais 18 foram confirmados.
No primeiro semestre, a capital soma 1.807 casos confirmados de arboviroses, dentre 7.653 suspeitos, sendo que 635 continuam em investigação.
Casos de Zika
Nenhum caso suspeito ou confirmado de zika foi registrado na última semana em Manaus, ainda segundo a publicação da Semsa.
O total de 2024 é de 62 casos notificados e 19 confirmados, com cinco ainda sendo investigados. Não há óbitos confirmados ou em investigação pela doença.
Casos de Chikungunya
Um caso suspeito de chikungunya foi notificado na última semana, sem registro de novos casos. Ao todo, 69 casos suspeitos da doença foram notificados neste ano, dos quais quatro foram confirmados e 28 continuam em análise.
Não constam óbitos confirmados ou em investigação pela arbovirose no informe semanal.
Casos de Oropouche
Os casos de oropouche no município somam 850 neste ano, após a confirmação de quatro novos casos na última semana epidemiológica, permanecendo o total de um óbito.
Todos os casos e óbitos pela doença são confirmados por critério laboratorial, não havendo casos ou óbitos em investigação.
A febre do oropouche não constitui agravo de notificação compulsória, razão pela qual o informe não traz dados de casos notificados.
Enfrentamento
Além do monitoramento epidemiológico, a Semsa Manaus desenvolve ações permanentes de prevenção e controle de arboviroses, causadas por vírus transmitidos por mosquitos.
As ações, que incluem manejo ambiental e inspeções de agentes de vigilância em casas, comércios e outros estabelecimentos, são intensificadas no período de chuvas, de novembro a abril, quando a umidade e o calor favorecem infestações.
Vacinação
Em complemento às ações de prevenção e controle, a Semsa Manaus está realizando a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, com a oferta do imunizante em mais de 70 unidades da rede municipal de saúde.
A lista completa, com horários de funcionamento e endereços, está disponível on-line, por meio do link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.