Em assembleia realizada na última quarta-feira (10), na sede da comunidade de Caiza Villa El Carmen, no município de Yacuiba, na Bolívia.

A Federação Sindical Única dos Trabalhadores convocou Camponeses da Região Autônoma do Gran Chaco para o encontro com os principais representantes de várias organizações sociais, bem como de autoridades locais e regionais.

Durante o encontro, foram abordados temas de grande importância para o bem-estar das famílias camponesas, incluindo a perfuração de poços, o fornecimento de itens de saúde e outros assuntos relevantes.

Tendo em vista o descumprimento dos compromissos e o reiterado não comparecimento das autoridades, a grande assembleia do decretou Emergência Ampliado, iniciando um bloqueio por tempo indeterminado da rodovia internacional n.º 9, na área de fronteira da República Argentina, a partir de terça-feira (16), a partir das 00:00 horas.

O líder camponês esclarece “que qualquer dano causado à população do Chaco será de exclusiva responsabilidade do Ministério da Saúde e do Governo Regional e que esta medida é tomada no sentido de fazer valer os direitos do município e exigir o cumprimento de justas exigências”, disse René Mamani.