O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (11), um decreto que reajusta em 10,80% o programa Bolsa Atleta. Em 2024, o programa está completando 20 anos.
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Lula recebeu os atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Bolsa Atleta
O programa já estava há 14 anos sem um reajuste relacionado aos valores destinados aos atletas olímpicos do país. Apesar de ter vários nomes importantes no quadro de medalhas brasileiro, os investimentos ainda são poucos.
De acordo com Lula, a ideia do Bolsa Atleta é, justamente, proporcionar o investimento adequado a todos os atletas do Brasil.
Além disso, o presidente afirmou que os empresários “não tem nenhuma obrigação de olharem para atletas que não tem medalha de ouro”. Porém, a obrigação do governo de zelar pela prática adequada do esporte pelos atletas é destacada por Lula.
“O Estado brasileiro e o seu governo eles têm que olhar para todos os atletas e mais para aqueles que podem, no futuro, ganhar medalha de ouro se eles tiverem condições de praticar esporte”, disse o chefe do Executivo.
Veja o vídeo da cerimônia:
Atualmente, mais de 9 mil atletas recebem o benefício que varia entre 370 a R$ 15 mil, que será reajustado. Portanto, os novos valores começam a valer em agosto deste ano.
Vacinação de atletas
Além de investimentos, o governo federal também se preocupa com a saúde dos atletas olímpicos que viajarão para Paris (França).
Diante disso, o Ministério da Saúde junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reforçaram a importância dos atletas se vacinarem antes das olimpíadas. Entre as principais doenças, a entidade recomenda o reforço contra:
- Tetraviral;
- Tríplice viral;
- Covid-19;
- DTP;
- Influenza;
Além disso, a pasta afirma que a participação dos atletas brasileiros nos jogos olímpicos de Paris aumenta os riscos de aglomerações e transmissão de vírus. Entretanto, a nota técnica emitida pela entidade também alerta ao públicos brasileiro que vai a França acompanhar o evento.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.