O economista Javier Milei foi eleito presidente da Argentina na eleição disputada neste domingo (19). O libertário Milei – que derrotou uma coalizão tradicional de centro-direita no primeiro turno – irá comandar a Casa Rosada, pelo período de quatro anos, a partir de 10 de dezembro.

Segundo dados oficiais, Milei teve 55%, contra 44% do candidato governista e ministro da Economia, Sergio Massa.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebraram, pelas redes sociais, a vitória de Milei nas eleições argentinas.

Bolsonaro parabenizou “o povo argentino” e disse que a esperança “volta a brilhar” no continente. Também citou os Estados Unidos, onde o ex-presidente americano Donald Trump, aliado do ex-mandatário brasileiro, tentará voltar ao poder em 2024.

“Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, comemorou Bolsonaro.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), celebrou a vitória de Milei em publicação no X (ex-Twitter), desejando que o exemplo argentino se replique nos demais países latino-americanos, incluindo o Brasil.

“Eu sou você amanhã!! Que o exemplo da Argentina se espraie por toda a América Latina. Viva a liberdade e a democracia”, comemorou Marinho.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, felicitou Milei em uma postagem escrita em espanhol. “Parabéns Presidente eleito da Argentina @JMilei. Que Deus te ilumine, dê sabedoria e coragem para conduzir a Argentina pelo caminho da liberdade. A sua eleição representa um sopro de ar fresco para a democracia e a prosperidade que só o liberalismo pode oferecer”, escreveu Eduardo Bolsonaro.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) comparou a eleição de Milei a uma vitória da direita. “Derrota do Foro de São Paulo. Vitória para a direita. O Brasil tentou atrapalhar, mas dessa vez não conseguiu. Grande dia! Não será fácil com a oposição esquerdista que bem conhecemos por isso desejamos sorte, sabedoria e força a Milei”, escreveu Kicis.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) parabenizou tanto o povo argentino como Javier Milei. “A Argentina vive um novo período. Com o reconhecimento da derrota pelo candidato peronista, nossos vizinhos podem enxergar o nascer do sol da liberdade no horizonte. A derrota do Foro de São Paulo nesse importante parceiro comercial e estratégico mostra que a América Latina anseia por novos rumos. Apresentei requerimento para que a Câmara dos Deputados parabenize @JMilei, democraticamente eleito presidente da República Argentina”, publicou Zambelli.

O ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil/PR) associou a vitória de Milei à conquista de uma nova Copa do Mundo de Futebol. “Argentina ganhou duas copas do mundo seguidas. Sorte e sucesso agora para Milei”, comemorou.

RELACIONADAS

+ ‘Hoje começa o fim da decadência da Argentina’, diz Milei após vitória

+ Lula parabeniza Milei, o novo presidente argentino

+ Eleições: Javier Milei vence 2º turno e é o novo presidente da Argentina