Os 500 apartamentos do residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, na rua Apuiuna, nº 354, Santa Etelvina, Zona Norte, devem ser inaugurados pelo prefeito David Almeida e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na quarta-feira, 18.

A inauguração será restrita para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19.

Com 23.981,39 metros quadrados de área construída, o conjunto multifamiliar segue o padrão de edificações de imóveis econômicos.

Contendo 25 blocos, com 20 apartamentos cada, o residencial possui área de lazer, três playgrounds, quadra poliesportiva, quadra de areia, centro social e áreas comuns.

Os 500 apartamentos fazem parte do programa habitacional da Prefeitura de Manaus e integram o programa federal “Casa Verde e Amarela”.

O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou, no primeiro semestre, R$ 607,5 milhões para garantir ações ligadas à habitação dentro do programa e entregou 191,7 mil unidades habitacionais nos seis primeiros meses deste ano.

 

Pioneirismo

Uma das características do residencial é ser pioneira no Estado ao entregar apartamentos adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs).

São 16 que apresentam funcionalidades que vão facilitar o deslocamento e atividade dos moradores dentro dos seus imóveis. A execução da obra, com valor de R$ 41 milhões, foi da construtora RD Engenharia.

A adaptação foi feita sob encomenda para a Prefeitura de Manaus e servirá de tendência e modelo para empreendimentos futuros, adequando uma realidade de milhares de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, melhorando a qualidade de vida, cuidados e segurança.

Cada apartamento tem sala de estar e jantar, dois quartos, hall, banheiro social adaptável, cozinha e área de serviço.

Os equipamentos comunitários que compõem o conjunto incluem salão, clube social, copa/bar, banheiros, quadra poliesportiva, quadra de areia, dois playgrounds, área verde, área de preservação permanente e sistema viário, incluindo vagas de estacionamento para visitantes e moradores.

O empreendimento tem sistema de esgoto sanitário final para Estação de Tratamento (ETE), a obra começou a ser construída em outubro de 2018.

 

Residencial Manauara 2

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Os apartamentos são adaptados, atendendo à Norma Brasileira (NBR) nº 9.500, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos para Pessoas com Deficiência (PcDs), inclusive nas áreas comuns.

Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da Prefeitura de Manaus, por lei municipal.