O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), deve visitar Manaus até o final do mês de março, mas a assessoria do chefe do executivo anunciou que sua ida aos municípios de Apuí e Humaitá, no interior do Amazonas, foi cancelada devido a conflitos na agenda. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Em Manaus, o presidente irá assinar a nova edição do decreto sobre o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) que manterá a competitividade da  Zona Franca de Manaus (ZFM).

Já nos dois municípios do Estado, Bolsonaro iria participar da entrega de títulos de terra, mas devido a compromissos prévios e questões de logística, adiou a ida para uma outra data oportuna.

Na última quarta-feira, 9, o governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu com Bolsonaro, e o presidente prometeu reeditar  o decreto publicado em fevereiro que dava desconto em até 25% no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) . 

_______________________________________

RELACIONADAS

Para estimular economia, Governo Federal edita decreto que reduz Imposto Sobre Produtos Industrializados em até 25%

Redução de IPI: políticos e Fieam se manifestam contra decreto federal que afeta Zona Franca de Manaus

Vice-presidente da Câmara protocola Projeto de Decreto Legislativo para impedir redução do IPI

________________________________________

Se o decreto fosse aprovado como estava, a medida atingiria diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM), que, segundo especialistas, perderia a competitividade.

O Decreto Federal 10.979/2022 foi publicado no dia 25 de fevereiro e passou a ser duramente criticado por empresários, empresas e políticos do Amazonas, por, segundo eles, prejudicar a Zona Franca de Manaus.