O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 18, 500 apartamentos do residencial Cidadão Manauara 2, localizado na rua Apuiuna, nº 354, bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. 

Os 500 apartamentos fazem parte do programa habitacional da Prefeitura de Manaus e integram o programa federal “Casa Verde e Amarela”.

A cerimônia de inauguração teve início por volta das 10h30. Além do presidente, participaram do evento o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o governador do estado, Wilson Lima, e vários parlamentares da região. Wilson Lima chegou a ser vaiado antes de iniciar discurso para o público presente. Parte pediu a saída dele do cargo.

Veja o vídeo :

Em seguida, o presidente Bolsonaro falou sobre o modelo de habitação financiado pela Caixa Econômica Federal. O programa Casa Verde e Amarela atende a demanda da população com menor poder aquisitivo.

Sobre os serviços executados no país, ele ressaltou que a prioridade do governo federal é não deixar nenhuma obra inacabada.

“A alegria de receber um imóvel não tem preço. O governo federal assumiu o compromisso de terminar obras que estavam paradas e impulsionar aquelas que estavam sendo tocadas lentamente. Obra parada é prejuízo, obra finalizada movimenta a economia do município”, disse. 

 

Estrutura

Uma das características do residencial é ser pioneiro no Estado com apartamentos adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs).

São 16 que apresentam funcionalidades que vão facilitar o deslocamento e atividade dos moradores dentro dos seus imóveis. A execução da obra, com valor de R$ 41 milhões, foi da construtora RD Engenharia.

A adaptação foi feita sob encomenda para a Prefeitura de Manaus e servirá de tendência e modelo para empreendimentos futuros, adequando uma realidade de milhares de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, melhorando a qualidade de vida, cuidados e segurança.

Cada apartamento tem sala de estar e jantar, dois quartos, hall, banheiro social adaptável, cozinha e área de serviço.

Os equipamentos comunitários que compõem o conjunto incluem salão, clube social, copa/bar, banheiros, quadra poliesportiva, quadra de areia, dois playgrounds, área verde, área de preservação permanente e sistema viário, incluindo vagas de estacionamento para visitantes e moradores.

O empreendimento tem sistema de esgoto sanitário final para Estação de Tratamento (ETE). A obra começou a ser construída em outubro de 2018.

Cada torre do residencial Cidadão Manauara 2 tem cinco andares, sistemas de gás encanado e de água, além de instalações hidrossanitárias.

Com 23.981,39 metros quadrados de área construída, o conjunto multifamiliar segue o padrão de edificações de imóveis econômicos.

Contendo 25 blocos, com 20 apartamentos cada, o residencial possui área de lazer, três playgrounds, quadra poliesportiva, quadra de areia, centro social e áreas comuns.

Os futuros moradores serão isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), como medida da Prefeitura de Manaus, por lei municipal.