O número de presentes de valor alto recebidos por Jair Bolsonaro, enquanto ele estava à frente da presidência, de autoridades estrangeiras é maior do que foi descoberto até agora. 

Segundo as investigações da Polícia Federal, foram pelo menos 18.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A lista de presentes recebidos pelo ex-chefe do Executivo federal está em um documento de 1.909 páginas. A relação completa de presentes traz detalhes sobre 9.158 itens que Jair Bolsonaro ganhou durante os quatro anos de mandato.

São objetos variados, que vão desde bonés e camisetas a objetos de valores altos, como relógios, joias e esculturas. A informação foi publicada nesta quinta-feira (31) pelo Jornal Nacional.

Também aparecem objetos que, segundo a própria lista, foram solicitados por Bolsonaro antes de passar pelo Gabinete Adjunto de Documentação Histórica, que é o setor que determina o destino de cada presente. Entre eles estão facas, taças e uma caneta da marca Mont Blanc, edição especial Walt Disney.

Depois de analisar toda a listagem, os investigadores pediram explicações ao gabinete sobre 18 itens considerados de maior valor.

As respostas à Polícia Federal estão em um ofício assinado por Cláudio Soares Rocha, atual diretor de Documentação Histórica do Palácio do Planalto.

Dez itens foram devolvidos ao Estado brasileiro em março. Entre eles, o relógio Rolex com diamantes e dois conjuntos de joias: um em ouro branco e outro em ouro rosé. Algumas peças têm diamantes. A Polícia Federal concluiu que esses itens foram colocados à venda nos Estados Unidos e recuperados depois que o Tribunal de Contas da União deu ordem para que fossem devolvidos.

RELACIONADAS

+ Bolsonaro e Michelle decidem ficar em silêncio durante depoimento na PF

+ Bolsonaro, Michelle e aliados prestam depoimento nesta quinta (31)

+ Bolsonaro vai depor sobre as joias; fake news é adiado