A bombeira mirim Aelysandra Batista Gomes, de 13 anos, auxiliou, na quarta-feira (15), no atendimento de primeiros socorros a uma vítima de acidente de trânsito em Manaus.
A adolescente colocou em prática os conhecimentos adquiridos no Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom).
O fato aconteceu na avenida Noel Nutels, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A monitora Gomes, como é chamada na turma do programa, relatou que estava retornando para casa quando presenciou o acidente entre duas motos, que colidiram.
Antes de prestar socorro à vítima, ela atuava na monitoria, no Batalhão de Incêndios Florestais e Meio Ambiente (Bifma).
“Naquele momento, vi quando uma mulher que estava em uma das motos, caiu no asfalto. E ali lembrei de todos os treinamentos que fazemos no programa Bombeiro Mirim”, lembra a bombeira mirim.
RELACIONADAS
+ Inscrições do projeto Bombeiro Mirim terminam nesta sexta, no AM
+ Programa Bombeiro Mirim divulga 800 vagas para Manaus e interior
+ No AM, inscrições para Bombeiro Mirim são prorrogadas até sexta-feira
Na sequência do atendimento, a monitora Gomes realizou a imobilização para evitar traumas mais graves.
“Então minha primeira atitude foi segurar a cabeça dela para imobilizar, evitando uma fratura grave. Ela teve escoriações na barriga no momento da queda”, contou a adolescente.
Outras pessoas que estavam no local do acidente ligaram para o serviço de urgência e emergência.
Um dos populares registrou a atuação da bombeira mirim, que agiu de forma rápida e técnica até a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Bombeira Mirim é monitora
Em 2022, a monitora Gomes entrou no programa Bombeiro Mirim como aluna, retornando este ano na função de monitora.
“Eu aprendi muito desde que comecei a participar do programa. Antes eu era muito tímida. Agora sou muito feliz por ter melhorado isso e ter aprendido tantas coisas que vou levar para a vida toda”, enfatizou.
O programa
O Proebom é um projeto de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes.
Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos.