Uma agência da Caixa Econômica Federal foi autuada em Borba, cidade a 151 quilômetros de Manaus, por demora no atendimento ao público.

A fiscalização e autuação foram feitas pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM).

Segundo os agentes de fiscalização do Procon, os clientes do banco esperavam mais de 1 hora para serem atendidos, violando a Lei Estadual 5.867/2022 (Lei das Filas).

A diretriz determina que em agências bancárias e correspondentes, casas de créditos e casas lotéricas, não excedam 30 minutos de espera em dias considerados normais.

Nas vésperas e após feriados prolongados, o tempo de espera pode chegar a 40 minutos. Nos dias de pagamentos de servidores públicos municipais a espera pode chegar a 50 minutos, por conta da complexidade dos serviços prestados nesse tipo de estabelecimento.

Fiscalizações em outras cidades

Outros seis municípios da região do rio Madeira devem passam por fiscalizações. Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, além de Borba, já passaram por fiscalização.

Na sequência, os municípios de Nova Olinda do Norte e Urucurituba serão fiscalizados.

O objetivo do Procon-AM é combater as irregularidades em estabelecimentos como bancos, supermercados e postos de combustíveis, além de promover a cidadania.