Após ser empossado como novo Superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, destacou as três missões prioritárias da sua gestão, nesta terça-feira (25).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Saraiva, a nova gestão terá pela frente, conforme acordado com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC):

– promover com muita intensidade a integração regional;

– dinamizar a interiorização das ações da Suframa;

– avançar na modernização institucional, com atenção especial à necessidade de valorização das condições salariais dos servidores da casa.

O novo gestor destacou ainda a importância da autarquia federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal e do Brasil como um todo.

“A Suframa está intrínseca à vida de todos nós e tem sido o motor de desenvolvimento dessa região importantíssima para o Brasil ao longo dos últimos 56 anos. Precisamos não apenas fortalecer toda a nossa região, levando informações e orientações aos micro e pequenos empresários que estão nos municípios do interior e mostrando a eles como usufruir dos benefícios da Zona Franca de Manaus, mas também fazer a modernização da Suframa, e isso passa necessariamente pelo restabelecimento da motivação e do bem estar dos servidores desta casa. A importância dos servidores da Suframa para o Amazonas e para a Amazônia é incomensurável. Então lutarei com todas as minhas forças junto à nossa bancada federal, ao ministro e ao presidente para que possamos restabelecer a força dos nossos servidores e colaboradores”, afirmou Saraiva.

Bosco reuniu com servidores e equipe técnica da autarquia – Foto: Isaac Júnior/Suframa

Reforma Tributária e CBA

O superintendente também comentou temas de grande relevância para o modelo Zona Franca de Manaus, como reforma tributária e Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Saraiva afirmou que buscará aproveitar sua ampla experiência técnica e política para que as diversas demandas de fortalecimento das ações da Suframa tenham o devido andamento.

O novo gestor da Suframa também destacou que vai trabalhar para que as oportunidades de geração de emprego e renda sejam amplificadas em toda a região.

RELACIONADAS

+ Bosco Saraiva é nomeado superintendente da Zona Franca de Manaus

+ Suframa assina acordo com Zona Franca da Angola

+ Geraldo Alckmin oficializa nome de Bosco Saraiva para Suframa

+ VÍDEO: Suframa realiza 1ª reunião do CAS no ano, em Manaus

Quem é Bosco Saraiva

Natural de Manaus (AM), Bosco Saraiva acumula mais de 40 anos de experiências nos setores industrial, urbano e político-econômico do Estado do Amazonas.

Durante quase toda a década de 1980, atuou em cargos técnicos e de chefia em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), como Semp Toshiba, Sharp do Brasil e Gradiente Industrial.

Já a partir da década de 1990, dedicou-se a uma ampla trajetória em cargos públicos e eletivos, ocupando postos de representatividade durante suas passagens por órgãos governamentais (Ipasea, Implurb, Seinfra e SSP-AM).

Ele também teve mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Câmara dos Deputados.

Enquanto deputado federal, Bosco chegou a ser presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics).

Bosco Saraiva também foi vice-governador do Amazonas, em 2017.