O comentarista político Davidson Cavalcante destacou, nesta sexta-feira (16), os bastidores políticos no Amazonas.

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

Veja os destaques durante o Norte Notícias:

  1. Aproximação de David e Braga “libera” o vice Tadeu de Souza de qualquer compromisso com o prefeito, avaliam interlocutores.

Análise: Como na política o jogo sempre poder mudar de um lado a outro, os comentários fora das câmeras, é que o recado público de David ao aparecer junto com Braga na inauguração de uma creche em Manaus, deu o que falar no alto escalão do Governo do Estado. Não é de hoje, que corre por lá, que Wilson tem procurado trazer Tadeu de Souza para mais perto do grupo palaciano, e hoje essa ressalva ainda existe, e com mais força entre os aliados do Governador. Isso porque Braga, que hoje ensaia a possibilidade de “namoro” com David, tenta nos bastidores via TRE-AM cassar o mandado da chapa que justamente inclui o vice indicado pelo Prefeito em 2022. Na visão de interlocutores, o gesto é visto como preocupante, mas, expõe que o vice-governador pode se “dispensar” dos compromissos efetivados com o prefeito de Manaus, e aderir outras possibilidades políticas de ‘acordos’. Só resta saber, se Tadeu, que sempre foi “unha e carne” com David fará isso. Com a palavra, o vice-governador!!!

2. Possibilidade de Roberto Cidade ser o “vice imediato” do Governo cresce entre aliados. O Governador avalia o cenário!

Análise: Outro bastidor que correu solta nos corredores do poder local, dão conta de existe uma conjectura real que possibilita arquitetar a ascensão de Roberto Cidade para o quadro de vice-governador imediato de Wilson Lima. Isso inclusive, já tem sido uma pressão interna de aliados, inclusive da ala mais politizada do grupo do governo do Estado. A jogada envolve devolver Tadeu de Souza para o lado de David Almeida como vice em sua chapa a prefeitura de Manaus. Isso está “amadurecendo”, avisa uma fonte em off. No entanto, o problema desse alinhamento, é amarrar o governador em uma aliança obrigatória com o prefeito de Manaus, fazendo com que outras articulações e possibilidades de conjecturas com outros postulantes ao cargo municipal, possa ser feita nos bastidores. Também tem aquilo né!!! Precisa combinar com os russos, no caso,Tadeu! Porém, uma fonte muita próxima do vice-governador, afirma que ele topa, só depende do próprio prefeito bater o martelo…Com isso, Cidade pode ir para o posto onde ele sempre quis, mas, achava que não seria tão rápido. Contudo, ele fica em silêncio, já que sabe que só pode cantar vitória depois de sacramentado, se assim for, o acordo e o projeto de transferência… Tem muita novela pra rolar ainda!!!

3. Em Itacoatiara, Mário Abrahim “dá pistas” de que pode ir de Braga. Maciel é o nome que mais aproxima de um apoio do Governador segundo fontes…

Análise: Pelo visto, as eleições municipais fora da capital também será um teste para que a Máquina Estadual e seus adversários diretos, estiquem um cabo de guerra que tem os olhos em outra eleição, a de 2026. Em Itacoatiara, que figura na cota dos 3 maiores colégios eleitorais do Estado, as alianças também vão sendo desenhadas. Nos rumores frequentes de bastidores, muito se observa que o prefeito de Itacoatiara Mário Abrahim pode caminhar com o Senador Eduardo Braga, desafeto político de Wilson Lima. Mário Abrahim faz parte do PSC que no AM está no arco de Wilson, porém, é visto com mais frequência em ambientes junto o senador emedebista. Aliás, o último evento de inauguração de uma creche em Manaus, ele estava lá. Outro bastidor cada vez mais desenhado, é quem Wilson pode apontar como candidato na Velha Serpa, e de cara o deputado estadual Cabo Maciel aparece como esse nome. Há quem diga pelos corredores itacoatiarense, que Maciel já dá como certo uma aliança com o Executivo Estadual, e não esconde que seus olhos estão mirados no município. Afinal, não é de hoje, que o Deputado Estadual anseia por uma função executiva. Pelo visto, podemos ter um novo embate entre Braga e Wilson também no Interior do Estado. Será?! Veremos!!!

4. Mais um sinal? Wilson falta a evento da prefeitura após aproximação de David e Braga.

Análise: O governador Wilson Lima não marcou presença na assinatura da ordem de serviço de adequação e adaptação do T6 para rodoviária de Manaus, nesta segunda-feira. Com a ausência de Wilson, quem ocupou a vaga ao lado do prefeito foi o deputado estadual Abdala Fraxe, e o diretor-presidente do IMMU, Paulo Martins. Marcellus Campêlo, secretário da SEDURB, também faltou ao evento. Apesar da ausência do governador, o prefeito de Manaus disse a público, que o motivo pelo qual Wilson não esteve no evento se deu por conta dos compromissos de agenda, um contratempo. Embora Wilson e David neguem que estejam distantes, o desencontro de ambos, hoje, fortalece mais ainda os rumores de que os dois podem não caminhar juntos na disputa das Eleições de 2024. Seria mais um sinal? Lembrando que oficialmente, os dois ainda figuram como aliados no processo!