O comentarista político Davidson Cavalcante destacou, nesta sexta-feira (16), os bastidores políticos no Amazonas.

Veja os destaques durante o Norte Notícias:

1 – Marcellus Campêlo: um possível candidato a vice de David em 2024?

Análise: Corre vento e popa nos boatos de fontes locais que Marcellus Campêlo, que detém uma supersecretaria sob sua gestão, é outro nome do arco de Wilson Lima mirado como opção de vice em uma possível aliança entre governo e prefeitura de Manaus. Marcellus, segundo fontes, pode conseguir incorporar unidade política dos dois grupos, que pelo que circula em âmbito local, andam com suas relações políticas lá e cá, como narra um bastidor em off. Contudo, a possível indicação de Marcellus pode demonstrar que a aliança entre Wilson e David segue firme, contrariando rumores de um racha político. O gesto também seria uma “troca de favores”, já que o atual vice-governador Tadeu de Souza (Avante), foi uma indicação de David Almeida a Wilson, na eleição do ano passado. Agora seria a vez do governador indicar o vice do chefe do Poder Executivo municipal. Segundo o que se mensura no palácio do Governo, a situação poderia ser oportuna ao Governador, já que com David Almeida reeleito e tentando disputar o Governo em 2026, Wilson emplacaria um aliado seu na prefeitura, algo que ele almeja, porém, esse laço pode atrapalhar outros planos, como o de Cidade e Omar Aziz por exemplo, que miram nesse horizonte. Como um grande xadrez, nada está descartado no momento, mas, tem de ser bem pensado, senão…!!! Já viu, né!

2 – Plano B da Prefeitura de Manaus, Braga dá “sinais” de que pode apoiar o atual prefeito na busca pela reeleição em 2024.

Análise: Em uma ação da Prefeitura de Manaus, algo também atiçou a língua dos bastidores políticos locais: a presença do Senador Eduardo Braga ao lado do Prefeito de Manaus mostrando sinergia entre as duas forças políticas. Não é de hoje, que a aproximação repentina de Braga e David, gesta uma mensagem pública de que o atual prefeito possa migrar para o tabuleiro do MDB, e vigorar nisso uma aliança municipal em 2024, que pode gerar uma outra dobradinha em 2026. Apesar dos interlocutores do prefeito negarem qualquer rompimento com o Governador do Estado, a presença de Braga deixa na surdina o entendimento de que o Senador pode mesmo apoiar o Prefeito na busca pela reeleição. Braga em discurso, falou da parceria de trabalho com o mandatário municipal, e expressou que muitos projetos importantes irão acontecer com essa parceria a “longo prazo”, algo que soa como um recado político aos adversários diretos. Se vai ou não vigorar, o fato é que Braga hoje é o Plano B das articulações, podendo quem sabe, ser o plano A, se as coisas “não saírem como planejado”!!! Quem também estava lá nesse ato da prefeitura, era Carol Braz e Mário Abrahim de Itacoatiara, aliados de Braga, e no caso de Carol, pode até ser opcional de vice nesse tabuleiro. Segue o jogo!!!

3 – Emendas parlamentares da ALEAM entram na mira do TCE-AM. O caso de Joana Darc é o primeiro da lista.

Análise: Após um intensa pressão nos bastidores, o TCE-AM irá investigar o destino das emendas parlamentares da ALEAM. O caso reverbera devido a polêmica dos valores altos destinados por Joana Darc a um determinado clube de futebol do Estado. O fato é que a notícia de que o TCE-AM vai a campo gerou desconforto entre os parlamentares, que se vêem confrontados por um ato visto como “controverso” da Deputada Joana Darc. Aliás, corre nos corredores locais, que algumas das recentes polêmicas envolvendo a parlamentar, fez com que ela se afastasse do alto clero do governo do Estado, onde procura se realinhar em busca de espaço político. O fato é que nessa queda de braço, o TCE-AM deve manobrar junto ao MPAM e outras instâncias de fiscalização pública!