O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), relatou nesta quarta-feira (13), a conversa que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os temas abordados está a construção de um novo porto em Manaus. 

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo Braga, foi um compromisso assumido pelo presidente de incluir dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para atender uma demanda importante da população do Amazonas. 

A meta é assegurar, com esse novo investimento, não só transporte mensal de 1 milhão de passageiros entre a capital e o interior do estado, bem como de cargas.

“O que estamos tratando é de um novo porto destinado a resolver a questão dos passageiros e da carga movimentada para o interior do estado do Amazonas. Isso significa algo em torno um milhão de passageiros praticamente, que todos os meses passam pela cidade de Manaus em direção ao interior, e de um volume enorme de cargas tanto do interior para a capital, como da capital para o interior”, destacou Braga.

BR-319

Outro assunto abordado no encontro foi sobre a recuperação da BR-319. De acordo com o senador, Lula foi informado da atual situação da rodovia e das negociações em curso dentro do Grupo de Trabalho criado em conjunto com o Ministério dos Transportes para acompanhar as obras. 

O emedebista lembrou que já são mais de 15 anos de estudos elaborados com respostas sobre o impacto ambiental, sobre a fauna, flora, populações indígenas e demarcação de parques.

Além disso, a  BR-319 contribui para a segurança logística, alimentar, econômica e social de uma região com mais de 20 milhões de brasileiros.

“Pedimos ao presidente que chamasse esse grupo de trabalho para que ele pudesse estabelecer prazos e a implementação de algumas soluções, que já são possíveis de serem implementadas com a licença prévia que foi concedida no final do ano passado”, relatou Braga.

Segundo o senador, o presidente Lula concordou e pediu ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que tomasse providências sobre o assunto e o incluísse em uma reunião presencial para tratar especificamente da BR-319.

“Nesta estiagem, nesta seca, se não fosse a situação da BR-319 ter melhorado, ser trafegável, muito provavelmente a logística da cidade de Manaus, e até mesmo de Boa Vista, estaria definitivamente comprometida, porque o rio Madeira ficou praticamente inavegável e no rio Amazonas os navios não conseguiram, durante mais de 30 dias, passar do estreito de Tabocal, disse o parlamentar.

“Assim, nós ficamos abastecidos por logísticas muito difíceis e parte dessa logística foi da BR-319 com todas as suas dificuldades”, acrescentou Eduardo Braga.

Zona Franca de Manaus

No encontro houve ainda um pedido do senador Eduardo Braga de apoio do governo Lula à Zona Franca de Manaus (ZFM) na votação da PEC da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados.

Para ele, há resistência de São Paulo em manter o texto aprovado pelo Senado que garante a competitividade da ZFM.

“O presidente ficou de se empenhar junto ao presidente da Câmara (Arthur Lira) e nós estamos fazendo nossa parte no Senado, para que as conquistas que conseguimos sejam mantidas. A Zona Franca gera 500 mil empregos para o Amazonas. E sem esses 500 mil empregos somos um porto de lenha. São Paulo é o estado mais rico do Brasil e não pode querer apenas para ele as suas conquistas”, finalizou Braga.

RELACIONADAS

+ ZFM: Distrito de Micro e Pequenas Empresas é inaugurado por Alckmin

+ Alckmin destaca importância da ZFM e anuncia investimentos no AM