O ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro estará na abertura do Cotton Industry Development Conference, em Pequim, na China, nesta quinta-feira (23).

Nesta semana, antes da chegada do presidente Lula ao país asiático, Fávaro participou de reuniões bilaterais com autoridades chinesas, seminários e encontros com representantes do setor produtivo. 

+ Envie esta notícia no seu Whatsapp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Fávaro embarcou para a China na última segunda (20), quase uma semana antes da comitiva presidencial, e se reuniu com o ministro responsável pelo controle aduaneiro do país asiático, Yu Jianhua.

Também estão agendadas reuniões com empresas e associações de fabricantes de fertilizantes e insumos agrícolas, além de evento para discutir a cooperação entre o país e a China em agricultura sustentável e finanças verdes.

Na sexta-feira (24), o ministro vai participar do “Seminário multisetorial: Perspectivas da Parceria Brasil-China no Agronegócio” e também de um seminário do setor de proteína animal. 

Já na próxima segunda-feira (27), a equipe do Mapa participa de encontro multissetorial com a All China Federation of Supply and Marketing Cooperatives.

RELACIONADAS

+ Viagem presidencial à China contará com 20 deputados; veja lista

Também haverá o Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

No dia 28 de março, o ministro integra a equipe da comitiva presidencial.

Lula vai à China com 240 empresários, ministros e parlamentares, incluindo 90 representantes do agronegócio. Os empresários custearão a própria viagem.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro.

Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões.

Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.