Em encontro ocorrido nesta quinta-feira (15), no Cairo, capital do Egito, o Presidente Lula se reuniu com o líder do país, Abbdul Fattah Al-Sisi. Na ocasião, os presidentes fizeram um apelo por cessar-fogo em Gaza.
Na declaração conjunta dos presidentes, Lula afirmou que “a guerra não traz benefício a ninguém, traz morte destruição e sofrimento”. O presidente do Egito complementou essa fala reforçando a importância do cessar-fogo.
“Concordamos que o cessar-fogo imediato e sustentado é muito importante, como também a necessidade de fazer entrar a ajuda humanitária para as pessoas em Gaza”, disse Abbdul Fattah Al-Sisi.
No evento desta quinta-feira, Brasil e Egito celebraram os 100 anos de suas relações diplomáticas. O presidente Lula aproveitou para ampliar a parceria entre os dois países e além disso, fez um convite ao líder egípcio para visitar o Brasil.
Durante a reunião, Lula demonstrou sua gratidão ao apoio dado pelo Egito no processo de repatriação de 117 brasileiros-palestinos da Faixa de Gaza.
O presidente do Egito confirmou durante a reunião que virá ao Brasil no mês de novembro como governante para o encontro da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Lula também confirmou novos aportes de recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA). Ainda no início de 2024, mais de 15 países suspenderam recursos após denúncias de envolvimento com os ataques do Hamas, em outubro de 2023.