O Brasil realiza, neste sábado (8), o primeiro amistoso da fase de preparação para a Copa América, contra o México. Sob o comando de Dorival Júnior, o time joga às 21h (horário de Manaus), em College Station, no Texas.

A transmissão será na TV aberta e por assinatura. A expectativa é de que o jogo seja um marco histórico, pois o Kyle Field é um dos estádios mais icônicos do futebol americano universitário.

Ele será utilizado pela primeira vez para uma partida de futebol. Construído em 1905 e modernizado há uma década, o estádio possui capacidade para 102.733 espectadores. A grande comunidade mexicana no Texas deve lotar a arena.

Brasil na Copa América nos EUA

O jogo entre Brasil e México integra o planejamento da comissão técnica da Seleção Brasileira para a Copa América. A equipe está nos Estados Unidos desde o dia 30, se preparando para o torneio, que começará no dia 20.

O Brasil está no mesmo grupo que Costa Rica, Paraguai e Colômbia, com estreia marcada contra a Costa Rica no dia 24, em Los Angeles. Os números dos atletas para a disputa estão, inclusive, definidos.

O confronto contra os mexicanos também servirá para os atletas se adaptarem às dimensões dos campos da Copa América. A competição será realizada em gramados de futebol americano, que medem 100 m x 64 m, sendo cinco metros mais curtos e quatro metros mais estreitos que os campos tradicionais.

Retrospecto do confronto

Este será o primeiro confronto da equipe de Dorival Júnior contra um adversário das Américas. Em março, o treinador estreou enfrentando duas seleções europeias. Naquela ocasião, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0 em Wembley e empatou com a Espanha por 1 a 1, em Madrid.

A Seleção Brasileira mantém uma invencibilidade de 12 anos contra o México, tendo perdido pela última vez em 3 de junho de 2012, por 2 a 0, em Dallas.

Desde então, o Brasil acumulou três vitórias e um empate, com o encontro mais recente ocorrendo nas oitavas de final da Copa da Rússia, em 2018. No total, Brasil e México se enfrentaram 39 vezes, com 24 vitórias para a Seleção, sete empates e oito derrotas.

*Com informações da CBF