O Ministério da Saúde atualizou o seu painel de monitoramento de arboviroses, que apontou que o Brasil está próximo de atingir 6 milhões de casos de Dengue. Além disso, o país também se aproxima de registrar 4 mil mortes pela doença.

Até o momento, o país registrou 5.968.224 casos e 3.910 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Situação do DF

Atualmente, o Distrito Federal lidera em número de casos a cada 100 mil habitantes, o que preocupa em relação a outros estados com números menores. Em seguida, estão Minas Gerais com 7.824 casos e Paraná com 5.371.

A situação fica mais preocupante pela greve anunciada, nesta segunda-feira (17). Diante disso, auxiliares e técnicos de enfermagem paralisaram as atividades em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além disso, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou ao Portal Norte que algumas salas de vacinação, incluindo de doses contra a dengue, se encontram fechadas após o início do movimento.

Ademais, as tendas da Dengue montadas ao redor do DF para ajudar a diminuir as demandas de atendimento na capital encerraram as atividades. A justificativa, se dá pela diminuição da alta nos casos da doença no estado.

Casos e vítimas no Brasil

O Ministério também aponta que os estados que lideram em número de vítimas e de casos da doença são:

  • São Paulo, com 1.813.282 casos
  • Minas Gerais, com 1.607.043 vítimas 
  • Paraná, com 614.713 casos.

Além da Dengue, os casos de Chikungunya também preocupam o país, que já registrou no ano de 2024, 220.828 casos pela doença. Quanto as mortes, o Brasil já contabiliza 121 óbitos confirmados.